Arezzo&Co e Grupo Soma vão mirar no e-commerce para alavancar receita? Tenho certeza que sim!
Os produtos digitais não ficariam longe dessa fusão das gigantes da moda brasileira. Em nota oficial foi mencionada a alavancagem através da otimização de canais multimarcas e e-commerce
Na manhã do dia 5 de janeiro, os jornais já disputavam a atenção dos leitores logo cedo, com textos sobre a fusão das gigantes Arezzo&Co e Grupo Soma, logo, tem muito conteúdo por aí sobre assunto e o grande objetivo desse papo de hoje não é te encher com mais do mesmo, é te contar o que os produtos digitais têm a ver com isso tudo!
Um breve contexto, bem breve!
Arezzo&Co e Grupo Soma fecharam um acordo de fusão, do qual a Arezzo passa a ter 54% das ações da nova empresa formada e o Soma com 46%.
Quem é a Arezzo&Co na fila do pão? Acho que você já sabe, mas deixa eu te contar um pouco mais.
É dona das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Alme, Vans, AR&CO, TROC, ZZ Mall, Baw Clothing, Carol Bassi e Vicenza.
Com um faturamento de R$ 1,6 bi informado no terceiro trimestre de 2023. Dados que você pode consultar aqui. A gigante já vinha adquirindo outras empresas no Brasil e no exterior, mirando um posicionamento de marca global de calçados.
O Grupo Soma é formado pelas marcas Animale, Farm, Fábula, Foxton, Hering, Foxton, Cris Barros, OFF Premium, NV, Maria Filó e Dzarm.
Sua última grande aquisição foi justamente a Hering, que disputou com a Arezzo em 2021, mas acabou levando a marca em tom de aquisição de "marca popular", já que até então atuava somente no mercado de luxo.
E quem participou da fusão dessas gigantes? O peso do nome dos envolvidos já conta muito, dá só uma olhada!
Escritórios de advocacia: Stocche Forbes Advogados e Spinelli Advogados atuaram como assessores legais da Arezzo&Co, já o BMA Advogados atuou como assessor legal do Grupo SOMA.
Assessoria financeira: a XP Investimentos atuou como assessor financeiro das Companhias na Operação.
O Itaú BBA e o Bank of America atuaram como assessores financeiros da Arezzo&Co e o JP Morgan atuou como assessor financeiro do Grupo SOMA, por fim, a G5 Partners atuou como assessor financeiro dos Acionistas de Referência do Grupo SOMA.
Dessa fusão vai nascer um novo nome de empresa, alguém arrisca um chute de como vai se chamar?
Além disso tudo que mencionei, vale destacar que a fusão ainda não foi avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, mas especialistas do mercado já se posicionaram sobre ser uma fusão que vai trazer benefícios para o mercado da moda brasileiro.
Acho que até aqui já está bom de contexto, não é mesmo? Vamos ao e-commerce!
Experiência omnichannel
Se você já atuou como Product Manager no mercado B2C essa demanda já te tirou algumas ou várias noites de sono. A experiência unificada entre canais é um baita desafio para toda empresa que atua diretamente com o consumidor.
E sabe quem recebeu um prêmio de inovação nesse quesito? O Grupo Soma, liderado pelo Alisson Calgaroto, Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo.
Isso aconteceu em 2021 e eles já tinham a visão arrojada de oferecer uma experiência que envolvesse a venda física e a digital de forma fluída para o cliente.
“Queremos nos consolidar no mercado como umas das maiores tech varejo companies do Brasil. Ser a maior do varejo de moda e figurar entre as maiores nos diversos setores”, informou Alisson Calgaroto aqui na matéria completa sobre a premiação no IBEVAR.
Investimento em Startup de Tecnologia
Em 2022, a Arezzo&Co diversificou e investiu pela primeira vez em uma startup de tecnologia, a Growdev.
O investimento em uma edtech teve o foco de tentar atrair talentos e suprir a demanda por pessoas de tecnologia, demanda da investidora, e é possível conferir mais detalhes na matéria da Tiinside, mas a afirmação foi a seguinte:
"Este é um negócio que auxiliará no fortalecimento do core business da companhia. Por isso, além da intenção em atrair uma mão de obra especializada, a Arezzo&Co também acredita fortemente no crescimento da empresa e em ganhos financeiros com a operação, muito embora estes motivos não sejam necessários para justificar o investimento", explicou Maurício Bastos, Chief Digital Officer (CDO) na Arezzo&Co.
Utilização de IA no SomaLabs
Sim, o Grupo Soma tem o escritório de inovação, o SomaLabs e a gente já pode partir desse ponto para falar que, em 2023, o Grupo já estava fazendo uso de Inteligência Artificial e avançando nas descobertas para o varejo.
Alisson Calgaroto, na cadeira de CTO, concedeu uma entrevista para a Forbes pra lá de interessante para as pessoas de produto que curtem o varejo, falando sobre virtualização de produtos em 3D, algoritmos utilizando cálculos lógicos e estatísticos para automatização de processos, algoritmos preditivos que utilizam técnica de machine learning, ciência de dados e uso de inteligência artificial.
Deve ter muita coisa boa vindo por aí!
Uma ‘House of brands’
A Arezzo&Co já tinha ganhado a fama de uma “casa de diferentes nomes e marcas”, desde 2022, quando lançou sua plataforma de marketplace, a ZZ Mall, como parte da sua estratégia de transformação digital com foco em impulsionar o ecossistema de marcas nas categorias de moda e beleza para o público de alta renda.
O objetivo foi criar através da tecnologia uma curadoria de produtos, serviços e conteúdos que estão sendo lançados e são tendências no universo da moda, além de ser o canal de vendas online dos produtos da marca. Naquele momento, a empresa já afirmava que tinha atingido a maturidade digital.
Sendo a tecnologia tão flexível e cheia de novidades, os desafios nunca acabam, e a maturidade digital de fato se dá pela velocidade de adaptação e não pelo ápice da tecnologia, mas isso é discussão para outro artigo.
O fato é que as gigantes Arezzo&Co e Grupo Soma juntas, seja qual for o nome que a nova empresa vai receber, serão um dos conglomerados com capacidade técnica e financeira para revolucionar o mercado da moda brasileiro, se quiser e, será que quer?
Eu sou a Pati Duarte e, sem dúvida, sou uma das pessoas que está na torcida para que essa fusão seja um case de sucesso, tanto para o varejo quanto para a tecnologia, gerando mais vagas de emprego e inovação no setor.