Como encontrar uma vaga como Product Manager?
Não é um momento favorável do mercado para encontrar uma recolocação, mas tem algumas dicas aqui que podem te ajudar
Oi, eu sou a Pati Duarte e o papo de hoje é quase um guia de sobrevivência para você que está em busca de recolocação nesse mercado de trabalho digital em meio a layoffs, retração do mercado, recessos e sazonalidade.
Uma rápida retrospectiva
O ano de 2019 marcou um período significativo para a carreira de produtos digitais. Com a rápida expansão do setor de tecnologia, a demanda por profissionais de produtos atingiu níveis sem precedentes seja pela quantidade de vagas como pelos altos salários.
No turbilhão de transformações digitais, 2020 destacou-se como o ano em que as profissões relacionadas a produtos figuraram entre as mais procuradas. Product Managers, UX Designers, por exemplo, estavam no topo da lista de profissões em ascensão, refletindo a importância atribuída à gestão eficiente de produtos no cenário digital.
Com a pandemia global, a transformação digital tornou-se uma necessidade urgente. Empresas viram-se obrigadas a acelerar projetos digitais, impulsionando ainda mais a demanda por profissionais de produtos. A agilidade e a capacidade de adaptação tornaram-se virtudes essenciais, solidificando o papel estratégico dos Product Managers que foi de 2020 até final de 2021.
Entretanto, em 2022, observamos uma virada. A crise atingiu as startups, que tiveram que repensar seus modelos de negócios. O foco antes centrado na queima de dinheiro para crescimento acelerado deu lugar à necessidade crítica de estabelecer negócios mais sustentáveis. A resiliência dos profissionais de produtos digitais foi testada, pois adaptações e reestruturações se tornaram imperativas.
Apesar dos desafios, 2023 começou a apresentar sinais encorajadores no segundo trimestre, tanto que em outubro as notícias já eram um pouco mais positivas e o mercado, embora ainda em retração, testemunhou um aumento gradual de investimentos em iniciativas digitais. A crescente compreensão de que a tecnologia era um pilar fundamental para a recuperação econômica trouxe esperança, e as carreiras de produtos digitais continuaram a se reinventar.
À medida que avançamos para 2024, o cenário vislumbra uma recuperação mais robusta. O aumento contínuo dos investimentos e a consolidação das lições aprendidas durante os anos anteriores sugerem uma retomada, mas longe de ser o que precisamos.
Profissionais altamente adaptáveis e focados em resultados estão mais bem posicionados para liderar a próxima onda de inovação e seus desafios.
Pode melhorar, acredite, mas os números mostram que essa melhora vai demorar!
Os números no Vale do Silício não andam dos melhores. Uma notícia recente do site Startups destaca o relatório do PitchBook que confirmou as 3,2 mil startups que faliram este ano no EUA, e com isso, mais de US$ 27 bilhões foram queimados no mercado pelas venture capitals, deixando o mercado de risco aparentemente mais tímido.
Por outro lado, o economista britânico, Kevin Dowd, dá sinais positivos de melhora no mercado de fusões e aquisições em 2024. Você pode ver mais detalhes aqui, mas existe uma perspectiva de crescimento nesse setor da economia. A fusão e aquisição historicamente tem sido uma saída para movimentar a economia positivamente e as empresas de tecnologia nos EUA possivelmente vão apostar nesse recurso.
Onde estão as vagas?
A maioria, congelada em razão do recesso de fim de ano. Verdade bem inconveniente para quem está buscando uma recolocação, mas também um respiro para as empresas no fim do ano que vão poder se organizar melhor e fazer contratações mais conscientes.
A grande dica aqui é você saber o que está buscando, já ouviu aquela triste e famosa frase de Alice no País das Maravilhas, escrita por Lewis Carroll : "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve." Se a intenção é uma de Product Manager, você precisa de um plano bem definido.
A área de Produtos é muito ampla e os times podem ter características muito distintas e saber para onde ir, de acordo com as suas experiências vai tornar essa busca menos cansativa.
Veja só, você pode encontrar vagas de Product Manager tanto no mercado tradicional como em startups.
No mercado tradicional, empresas de pequeno, médio e grande porte, incluindo multinacionais tradicionais, é mais comum que as vagas estejam no site da empresa e o cadastro seja um pouco mais cansativo, mas vale a pena investir um tempo nisso.
Pode ser que o nome das vagas tenha uma ou outra variação no mercado tradicional como, por exemplo, Analista de Produtos Digitais no lugar de Product Manager, é importante ler a descrição da vaga para entender se as atribuições são de Product Manager, mesmo que pelo nome da vaga não pareça.
Já no universo das startups, vai depender muito do tamanho da startup, é importante também olhar nos sites de cada uma e até mesmo no site dos ecossistemas de inovação da região que você reside, muitas vezes quando a startup está sendo incubada o exossistema ajuda na busca de profissionais.
O importante aqui é não se prender exclusivamente ao LinkedIn para encontrar as vagas, aposte em grupos do Whatsapp, grupos de comunidades de Slack, como o de alunos da Tera, o das Mulheres de Produtos, e também do Product Guru's.
Aprenda a comunicar para as pessoas que você está buscando recolocação
Escreva antes de falar.
Não é simples achar uma vaga hoje em dia, mas quando achar e for seu momento para falar, seja uma pessoa preparada e aqui estão algumas dicas de como pode fazer isso:
1- Faça uma apresentação pessoal curta, objetiva e interessante, tal qual o famoso elevator pitch, mas sobre a sua carreira, experiências, forças de caráter e perfil de trabalho;
2- Interaja com as pessoas no LinkedIn de forma genuína e agregadora, converse sobre ideias e não faça pedidos logo de cara, aproveite para ter diálogos ricos para entender mais sobre vagas na empresa, desafios na função, pratique a escuta ativa;
3- Olhe para o seu currículo como um recrutador olharia. Você gosta do que vê, se não, altere, melhore o que for preciso;
4- Esteja com a sua jornada de autoconhecimento em dia, e quando alguém perguntar sobre você, esteja seguro das respostas.
5- Estude sobre a empresa e os produtos, pesquise um pouco sobre as squads da empresa também, assim se precisar fazer um case você já vai ter um caminho adiantado.
É importante saber se comunicar bem, em especial na fase de procura de uma recolocação.
Sei que não é fácil quando bate o desespero financeiro, mas manter o controle é fundamental para manter a energia no alto e seguir com a cabeça erguida, lembre-se que pode pedir ajuda e dicas de pessoas mais experientes, até mesmo para pessoas que não te conhecem. Essa é uma das coisas que mais gosto na área de produtos, a colaboração.
Mitos e verdades
"O mercado está aquecido e só você não está fazendo entrevistas." - MITO
Bate uma insegurança que eu sei, já passei por isso também, mas conversar com outras pessoas ajuda muito e vai te mostrar uma temperatura de quando está no mercado.
"Fim de ano o mercado sempre retrai, com um ano como 2023 é comum que retraia ainda mais." - VERDADE
2023 foi um ano bem desafiador e é normal a retração pelo recesso de fim ano, dando essa sensação de que as vagas não vão voltar nunca mais, mas mantenha a calma e continue se preparando para entrevistas que podem surgir em breve.
"As vagas só voltam mesmo depois do carnaval." - MITO
É preciso saber onde quer chegar para entender o caminho e se planejar, pense comigo, se você escolher um segmento que só reaquece mesmo depois do carnaval é natural que não tenham vagas até lá.
"Existe uma média salarial no mercado de produtos." - MITO
A hora de preencher a pretensão salarial de uma vaga é sempre um frio na barriga, mas se tiver muita dúvida, coloque um valor simbólico e, se possível, informe de forma breve que precisa conversar melhor sobre o assunto.
"É importante fazer cursos de capacitação." - VERDADE
Muitas empresas indicam que é um diferencial ter algum curso na área, mas lembre-se que é importante, mas não é não obrigatório, então faça somente investimentos muito conscientes do retorno que pode te dar.
Não caia em armadilhas
Muitas vezes, estamos tão focados em encontrar uma recolocação que se encaixe nas nossas habilidades técnicas que negligenciamos o alinhamento cultural. Ignorar os valores e a cultura de uma empresa pode levar a um encaixe desfavorável, resultando em insatisfação e possível rotatividade no futuro.
Vale investigar não apenas os requisitos do cargo, mas também a atmosfera de trabalho e os valores organizacionais, isso pode inclusive te ajudar na entrevista;
Uma armadilha muito comum é subestimar o poder do networking durante a busca por emprego. Reter-se apenas às aplicações online pode limitar as oportunidades e a construção de uma sólida rede de contatos, vale a pena marcar um cafézinho presencial para poder desopilar um pode a cabeça e proporcionar insights valiosos sobre oportunidades de trabalho, além de servir de apoio emocional durante o processo de procura.
Concentrar-se exclusivamente no aprimoramento das habilidades técnicas e negligenciar o desenvolvimento de habilidades interpessoais pode ser prejudicial também. As empresas valorizam profissionais que possuem tanto habilidades técnicas quanto habilidades sociais. Uma comunicação eficaz, trabalho em equipe e habilidades de resolução de problemas são igualmente importantes. Ignorar essa dimensão pode resultar em dificuldades em se destacar.
Por fim, bastante atenção ao determinar uma pretensão salarial sem considerar adequadamente o contexto do mercado e a natureza específica do trabalho. Definir um valor muito alto pode afastar potenciais empregadores, enquanto uma estimativa muito baixa pode subvalorizar suas habilidades. Realizar pesquisas salariais, considerar a experiência e avaliar o pacote total de benefícios são etapas importantes para definir expectativas salariais realistas.
Seja persistente!
Em meio aos desafios do mercado de trabalho, encontrar uma vaga como Product Manager demanda tempo, paciência e muito controle emocional. A trajetória da carreira de Produtos Digitais passou por diversas fases, desde o boom de 2019 até os desafios enfrentados pelas startups em 2022.
O atual cenário, embora apresente desafios, também traz esperança e a recuperação econômica e o aumento dos investimentos em iniciativas digitais indicam um horizonte mais promissor para 2024.
Portanto, ao buscar uma recolocação na área de Produtos, lembre-se não apenas de perseguir suas habilidades técnicas, mas também de cultivar uma abordagem holística, considerando a cultura da empresa, construindo conexões significativas e aprimorando suas competências interpessoais.
A jornada pode ser desafiadora, mas a resiliência e a adaptabilidade são características valiosas para enfrentar os altos e baixos desse dinâmico mercado de trabalho que estamos vivendo. Boa sorte na sua busca e prepare-se!