Compartilhar informações é um desafio necessário para a área de Produtos
A cultura de colaboração para incentivar conhecimento nos times de produtos é um grande desafio dos líderes e eles precisam de ajuda, tanto da organização quanto dos seus liderados
Meu nome é Pati Duarte e nesse nosso papo de hoje eu vou fazer algumas provocações sobre o compartilhamento de informações entre as pessoas da área de Produtos que podem ser muito valiosas para a sua carreira e também para os produtos que estão sob a sua responsabilidade. Já parou para pensar na importância dessa ação? Tenho certeza que sim, mas pega o seu café aí e vem.
Importante: eu não estou falando aqui de stakeholders, isso é outro papo! ;)
Quando eu li o artigo "O ego na área de Produto", escrito de forma brilhante pelo colunista Estevan Sanches, fiquei refletindo muito sobre o assunto e o que eu vivenciei na carreira até aqui; e tive esse desejo de escrever sobre informação e os desafios que enfrentamos no dia a dia, seja pelo ego, pela (falta de) cultura organizacional ou até mesmo pela falta de tempo, mas o grande ponto é: compartilhar conhecimento é um desafio.
Aliás, leia o artigo do Estevan, está imperdível.
Cultura de colaboração
Promover uma cultura de colaboração dentro da estrutura organizacional é fundamental para o sucesso das equipes de produtos e arrisco dizer que de toda a empresa, mas se fosse fácil eu não estaria aqui escrevendo sobre isso.
Ao criar um ambiente que promova a colaboração, as empresas estão investindo no potencial coletivo de seus colaboradores, a importância da cultura vai além da simples troca de informações; ela inspira a criatividade, a inovação e a resolução de problemas de maneira conjunta e que líder não vai querer isso?
Nas equipes de produtos, onde a interdisciplinaridade é crucial, cultivar uma cultura de colaboração é como nutrir o solo para o crescimento de ideias e soluções robustas, mas para para fomentar uma cultura aberta, é imperativo adotar estratégias que encorajem a livre circulação de ideias e informações e é aqui que o problema começa.
É possível que a empresa não tenha bem definida ou instaurada sua cultura e as pessoas acreditem que uma boa ideia, de forma individualizada, será o start para uma promoção ou maior confiança do líder. É nesse contexto que as pessoas se fecham e a cultura da colaboração vai por água abaixo.
Existem muitos outros fatores negativos que impedem essa cultura de colaboração, mas não quero pesar sobre eles aqui, a minha provocação é para que a mudança ocorra para melhor, então, seguem alguma ações práticas sobre como promover uma maior disseminação de conhecimento:
1- Criação de espaços dedicados à comunicação, como fóruns online ou plataformas colaborativas; as pessoas de tecnologia fluem bem nesses cenários e temos muito a aprender com elas.
Ambientes colaborativos proporcionam estímulos para inovação e o espaço virtual pode ser mais confortável para algumas pessoas, onde todos do time podem compartilhar insights, discutir desafios e colaborar de maneira contínua, mas isso não pode virar uma arena, é preciso ser um ambiente seguro e livre de julgamentos (acho que eu nem precisava falar isso, mas acredito veementemente que o óbvio precisa ser declarado).
2- Promover reuniões regulares de brainstorming e sessões de feedback construtivos, incentivando a participação das pessoas, com exposições de ideias, exemplos de como expor e estimular a troca de conhecimento e perspectivas de cada pessoa envolvida nesse momento do time.
3- Líderes demonstrarem abertura à diversidade de ideias e que incentivem a participação de todos, estabelecendo um tom positivo para a colaboração. O líder também pode promover estratégias de reconhecimento para contribuições significativas que podem solidificar ainda mais essa cultura, incentivando as pessoas a compartilharem seus conhecimentos sem receios e até de forma divertida.
Importante é que esse reconhecimento não precisa estar ligado a uma promoção no futuro, se não, caímos no mesmo problema que mencionei nas linhas acima.
O grande objetivo da cultura de colaboração é que as pessoas se sintam seguras em expor suas ideias, mas que também estejam bem direcionadas a expor ideias orientadas a resultados. O combinado não sai caro e a empresa precisa dizer quais resultados são esperados, isso também faz parte da cultura organizacional.
Ferramentas colaborativas e a real eficiência delas
As ferramentas de comunicação são muito importantes e devem ser eficazes no compartilhamento de documentos, ideias e atualizações de andamento das atividades em tempo real.
O grande desafio das ferramentas, e é grande mesmo, já vi muitos líderes com problemas com isso, é não sobrecarregar as pessoas com excesso de lugares para preencher a mesma informação. Não só isso, mas também respeitar o escopo pelo qual o tipo de ferramenta foi criada e a que se dedica.
Plataformas como o Slack, por exemplo, oferecem a possibilidade de canais, onde as pessoas do time podem se conectar, compartilhar documentos relevantes e manter-se atualizados sobre o progresso das atividades muito mais no estilo bate-papo, mas vale sempre lembrar que essa ferramenta é de comunicação e não de documentação, muita coisa acaba se perdendo no dia a dia pelo uso inadequado ou excesso de canais.
O Trello é um exemplo bacana de plataforma mais visual de colaboração para times pequenos, em que é possível uma gestão visual das atividades, permitindo que as pessoas acompanhem o status das tarefas de forma intuitiva.
Plataformas como o Miro, são também de grande ajuda no modelo de construção de ideias em conjunto e colaboração, assim como o Notion, o Confluence e até mesmo um Google Docs, que facilita a edição simultânea de documentos e o feedback colaborativo através dos comentários e marcações das pessoas.
Ao destacar o papel dessas ferramentas, é importante comparar suas características e os benefícios específicos que proporcionam às equipes de produtos. Ferramentas de videoconferência, como o Zoom e o Microsoft Teams, aproximam equipes distribuídas, promovendo a interação face a face, mesmo em ambientes virtuais, são formas diferentes de ver a movimentação da comunicação acontecendo na prática.
Ao entender a importância dessas ferramentas e como elas funcionam, as pessoas do time podem dar feedbacks mais concretos para que os líderes consigam avaliar com mais propriedade àquelas que melhor se alinham às necessidades específicas do dia a dia, promovendo uma colaboração mais eficiente e contribuindo para o sucesso das entregas, sempre lembrando de dar a devida atenção a que a plataforma se destina e o uso delas pela empresa.
Desafios na comunicação entre as pessoas de Produtos e como melhorar
A comunicação eficaz entre as pessoas de produtos é essencial para uma real unificação do produto ou dos produtos, independentemente do contexto da empresa. Vou te dar um exemplo prático:
Cenário: time de topo do funil decide testar uma automação com os leads da base através de notificações por push em uma campanha mais agressiva, mas não informaram os outros times sobre a iniciativa.
Resultados: como resultado esperado, um número grande de usuários foram impactados, o que gerou um aumento na conversão, não suficiente para gerar impacto financeiro significativo, mas valeu o teste. Mas calma aí, também aumentou o número de usuários interessados chegando por outros canais distorcendo as métricas dos outros times, aumentou a quantidade de usuários pedindo para não receber mais notificações e até mesmo uma notificação de um usuário que já deveria ter sido excluído da base e não tinha sido, violando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados.
O caos foi instaurado com apenas um teste, tiveram resultados positivos sim, mas os negativos impactaram os times que não foram comunicados. Esse fato aqui foi real e estou ocultando o nome da empresa e outros dados que podem tornar essa informação identificável, mas o fato é que a falha na comunicação aqui gerou desconforto e problemas, uma mensagem de Slack comunicando os testes e pedindo a colaboração dos outros times para prever alguns cenários teria resolvido tudo.
Outro desafio comum está na complexidade das estruturas organizacionais, especialmente em estrutura com muitos níveis hierárquicos em que as barreiras e as diferenças nas prioridades entre squads podem dificultar a transmissão clara de informações, levando a mal-entendidos e atrasos.
A falta de alinhamento nas ferramentas de comunicação também é frequente. Quando diferentes squads utilizam plataformas distintas, como Slack, Microsoft Teams ou até mesmo e-mails e whatsapp, a coesão entre as equipes pode ser prejudicada. A falta de uma ferramenta centralizada pode resultar em informações perdidas, reduzindo a eficiência global da comunicação, a tão sonhada visão 360º que não é só desejada para os usuários, mas também internamente.
Certamente você está a essa altura do artigo lembrando que já passou pela situação de comunicar algo e ter todo seu trabalho questionado por dias e, posteriormente, até os questionamentos terem inviabilizado um teste ou atrasado suas atividades por dias importantíssimos no seu planejamento. Isso é bem possível e faz parte do desafio da comunicação. Mas tem algumas iniciativas que podem ajudar, veja:
1- Reuniões frequentes de alinhamento entre as pessoas de Produtos, onde os PMs de cada squad podem compartilhar atualizações e discutir pontos de interseção. Eu sei, mais uma reunião!!! Mas acredite, é eficaz desde que as pessoas estejam engajadas e seja definida uma boa metodologia para essa cerimônia.
2- Criação de canais de comunicação unificados, isso vai promover uma comunicação mais consistente e transparente para todos.
3- Adoção de práticas ágeis, como o uso de quadros Kanban com foco em Produtos, para que fique visível para todos os PMs, também pode melhorar a visibilidade do progresso e das prioridades da empresa como um todo.
A promoção de uma cultura que valoriza a comunicação aberta e o compartilhamento proativo de informações pode ser fundamental para superar desafios e promover um ambiente colaborativo e produtivo, mas requer dedicação de todos e uma boa dose de integração, não só dos líderes, mas de todos os envolvidos e das plataformas/ferramentas utilizadas.
Compartilhamento de melhores práticas, tarefa do líder, mas compromisso de todos
O compartilhamento de melhores práticas não é apenas uma tarefa fundamental para os líderes, mas um compromisso coletivo que impulsiona a busca pelo produto que funcione "redondinho".
Os líderes desempenham um papel crucial ao incentivar ativamente a troca de experiências entre os membros da equipe, eles podem estabelecer uma cultura que valoriza a aprendizagem contínua e destaca a importância de cada pessoa contribuir com suas experiências únicas, mas o papel dele se encerra aqui praticamente.
O compartilhamento eficaz, a participação em sessões de aprendizado ou eventos internos é de comprometimento de cada um.
Os espaços para apresentar melhores práticas proporcionam um ambiente propício para que os profissionais de produtos compartilhem insights, desafios superados e soluções inovadoras, isso movimenta todos os envolvidos.
Assim pode nascer uma comunidade de produtos coesa dentro de uma empresa, onde a colaboração é incentivada e a expertise individual contribui para o sucesso coletivo, é tão lindo aqui escrito que vou até colocar uma imagem bonita para te inspirar, mas eu sei que a vida real é diferente.
O compromisso de todos é a chave para o sucesso dessa iniciativa, mas as motivações são individuais e podem ser desde uma vontade de se aproximar mais do líder como algo mais genuíno como melhorar como profissional, não estou aqui para julgar.
Cada membro da equipe, desde os líderes até os colaboradores individuais, deve reconhecer a importância do compartilhamento de melhores práticas para enriquecer o conhecimento coletivo e fortalecer os laços entre os Product Managers, é assim que os ambientes de inovação são fomentados.
Mas não posso fechar esse tópico aqui sem responder algo muito importante! O que são boas práticas para você pode não ser para o seu coleguinha, então vamos tentar balizar isso aqui?
Melhores práticas referem-se a métodos, técnicas ou abordagens reconhecidas como eficazes e eficientes. No contexto de produtos digitais, melhores práticas podem abranger uma ampla variedade de aspectos, desde o desenvolvimento e design de produtos até estratégias de gestão e processos operacionais. Essas práticas são identificadas com base em experiências bem-sucedidas, resultados comprovados e padrões reconhecidos pela liderança.
Bora para os exemplos práticos de melhores práticas:
Desenvolvimento ágil: utilizar metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, para promover uma abordagem iterativa e flexível no desenvolvimento de produtos;
Testes de usabilidade: incorporar testes de usabilidade regularmente para garantir que o produto atenda às necessidades dos usuários e ofereça uma experiência intuitiva;
Feedback contínuo: estabelecer canais eficazes de feedback, tanto internos quanto externos, para coletar informações valiosas que possam informar melhorias no produto;
Integração contínua: implementar práticas de integração contínua e entrega contínua para garantir uma entrega eficiente e consistente de novas funcionalidades;
Design centrado no usuário: priorizar o design centrado no usuário, garantindo que as decisões de design sejam baseadas nas necessidades e experiências reais dos usuários;
Análise de dados: utilizar análises de dados para tomar decisões informadas, entender o comportamento do usuário e identificar oportunidades de melhoria;
Comunicação transparente: fomentar uma cultura de comunicação transparente, tanto dentro da equipe de produtos quanto com outras partes interessadas, para garantir alinhamento e colaboração.
Essas são apenas algumas instâncias, e as melhores práticas podem variar de acordo com o contexto e os objetivos específicos de um squad ou unidade de negócios de um ou mais produtos digitais.
O compartilhamento de melhores práticas envolve disseminar esses métodos eficazes para que outros possam se beneficiar e aplicá-los em seus próprios contextos, sempre comprovando a melhoria alcançada.
Dica: lembre de tirar uma "fotografia" da situação atual para poder comparar com o depois e poder comprovar em números a evolução.
Impacto nos resultados do produto
A comunicação eficaz e o compartilhamento de conhecimento desempenham papéis fundamentais no sucesso dos produtos digitais, influenciando diretamente os resultados alcançados pelas pessoas, mas também pelo negócio.
Uma comunicação transparente dentro da equipe de produtos e entre os PMs pode levar a uma compreensão mais profunda dos objetivos e prioridades, alinhando todos na busca por metas comuns. Um segura na mão do outro e não larga! Brincadeira, mas é tipo isso ;)
Então, mesmo sendo um pouco utópico que tudo isso que escrevi aí em cima aconteça, pode ser que alguma coisa ou outra melhore na dinâmica de trabalho depois dessas dicas todas, se ainda assim nada mudar, aqui estão argumentos que justificam que a comunicação bem azeitada entre as pessoas de Produtos pode fazer uma diferença e tanto:
1º argumento: uma comunicação clara alinha a equipe com a estratégia geral do produto. Isso garante que todos entendam a visão, metas e prioridades, permitindo uma tomada de decisão mais eficiente e focada;
2º argumento: o compartilhamento de conhecimento promove um ambiente de aprendizado contínuo. As equipes podem aprender com sucessos e falhas passados, aplicando essas lições para melhorar continuamente os produtos e os processos;
3º argumento: uma comunicação aberta e eficaz facilita a identificação rápida e a resolução de problemas. Isso é crucial para manter a qualidade do produto e a satisfação do cliente e ele deve estar sempre no centro, não é?
4º argumento: o compartilhamento de ideias e conhecimento estimula a inovação. Colaboradores que se sentem encorajados a contribuir com suas perspectivas únicas podem impulsionar a criação de novos recursos e soluções inovadoras, muitas delas do ponto de vista mais diverso.
5º argumento: exemplos de produtos bem-sucedidos muitas vezes destacam uma cultura sólida de compartilhamento. Estudos de caso podem ilustrar como equipes que se comunicam efetivamente e compartilham conhecimento conseguiram superar desafios e atingir objetivos ambiciosos, baita construção de uma marca empregadora bacana.
Se me permite um resumão, uma cultura de comunicação e compartilhamento de conhecimento cria um ambiente propício para a inovação, aprendizado contínuo e resolução de problemas, contribuindo positivamente para os resultados do produto e, em última análise, para o sucesso da empresa e das pessoas, todos crescem.