Compreendendo os Design Systems Através das Lentes Culturais: Uma Conversa com André Chou
No universo de design de produtos, um fator que muitas vezes é negligenciado é a importância de considerar as diferenças culturais.
👋 Oi. Tudo bem com você? Chiodi aqui! Bem-vindo à ✨ edição gratuita✨ da Product Guru’s. Aqui vamos compartilhar artigos sobre como construir produto, impulsionar o crescimento e acelerar sua carreira na área de produtos. Não perca os futuros artigos e novidades.
No universo de design de produtos, um fator que muitas vezes é negligenciado é a importância de considerar as diferenças culturais. Em um episódio recente do nosso podcast, André Chou, Product Design Lead da Tera, abordou esse tópico com referência específica ao gigante do comércio eletrônico AliExpress. As palavras de Chou destacam a necessidade de manter uma perspectiva global ao avaliar o design e a acessibilidade de sistemas.
"AliExpress, bom, primeiramente, ele é da China, né?", começa Chou. Ele observa que, devido à sua origem geográfica e cultural, o AliExpress tem um público-alvo muito diferente do público ocidental. Ele explica que, ao pesquisar sobre a acessibilidade no AliExpress, não encontrou nenhuma informação no site da empresa.
O aspecto que mais chama a atenção de Chou é a discrepância entre a abordagem ocidental para a acessibilidade e a abordagem aparente adotada pelo AliExpress. Ele descreve sua busca por informações sobre acessibilidade na biblioteca de design do AliExpress, conhecida como Ant Design. "Eu fui na busca e coloquei a palavra acessibilidade. Cara, não tinha nada falando sobre acessibilidade, nada. E isso é muito louco", diz ele.
Ao refletir sobre essa descoberta, Chou, que tem ascendência taiwanesa, aponta para as diferenças culturais que podem influenciar as percepções sobre a acessibilidade. "Eu sei que a cultura asiática tem ou vive uma outra realidade muito diferente do ocidental, né? E eu acredito que essa questão de acessibilidade lá é vista de outra forma, que a gente não entende, talvez a gente nunca vai compreender", argumenta ele.
Chou também destaca a influência dos preconceitos culturais e pessoais na percepção da acessibilidade. "Porque assim, a gente tem o nosso viés, mas é um viés, assim, a gente fala sobre acessibilidade, sobre diversidade, mas cada um carrega seus próprios vieses.", ele comenta.
Ao considerar as críticas ao design do AliExpress, Chou sugere que a perspectiva ocidental pode não ser adequada para avaliar a funcionalidade e a acessibilidade do site. "Eu acho que quando a gente critica o Aliexpress, a gente critica na visão ocidental. E acho que quando a gente pega para uma visão mais asiática, da Ásia, eu acho que talvez a gente não vai conseguir compreender nos parâmetros que a gente tá acostumado, sabe?", ele questiona.
Chou conclui sugerindo que o que parece inacessível ou confuso para um público pode ser completamente funcional para outro. E, além disso, o foco agressivo do AliExpress em vendas e marketing pode influenciar sua abordagem ao design.
A conversa de Chou é um lembrete valioso para os gestores de produtos que o design não é um campo isolado, mas é influenciado por inúmeros fatores, incluindo cultura.
Ao avaliar a acessibilidade e a funcionalidade de um sistema, é crucial ter uma perspectiva global e considerar o público-alvo do produto. Como ele bem pontua, "Por isso que eu acho que a acessibilidade para você do AliExpress pode ser muito ruim e confusa... Mas eu acho que para eles pode parecer super funcional."
🎧Ouça na íntegra a conversa com André Chou sobre como o design system ajuda na eficiência do time e da empresa:
A nossa newsletter é gratuita e o que nos motiva escrever é poder interagir e ajudar com conteúdo como este, as pessoas. Se gostou, compartilhe com a sua rede.
Se quiser compartilhar via WhatsApp, clique no botão abaixo…