A Comunicação na gestão de produtos
Abordando os pilares da comunicação de um PM e o impacto da influência de forma ativa
Oie, eu sou a Isadora Pires e espero que essas palavras te encontrem bem!
Hoje estou aqui para abordar com você, os pilares da comunicaçao de um Product Manager e formas de melhorar suas habilidades de influência na gestão de produtos.
Me acompanha?
O Gerenciamento de Produtos, como você já deve ter percebido a esse ponto, é uma profissão que depende muito de uma das skills mais visadas no mercado, a comunicação ativa. A capacidade de transmitir informações de maneira clara e persuasiva é essencial para alinhar equipes, stakeholders e conduzir projetos de sucesso.
Neste texto, vamos explorar a relevância da comunicação no contexto do Product Management e fornecer estratégias práticas para aprimorar suas habilidades de comunicação.
Vamos lá!
One of themost important product management skills is the ability to communicate complex information clearly to many different audiences. -Andre Teus Product Plan
Comunicação para Product Managers
Nos primeiros dias da criação de um novo produto, no envolvimento de um novo cliente, ou durante as tratativas com os stakeholders internos, você deve fazer as perguntas certas para entender as oportunidades e isso inclui encantar as pessoas para entenderem seus objetivos de negócios para o produto, bem como obter uma compreensão do impacto que o produto causará.
Também é preciso omunicar com clareza a visão do produto para obter adesão, isso pode ser diferente para cada nível de negócio, pois o que você diz para inspirar uma parte interessada de nível executivo, por exemplo, provavelmente será muito diferente do que você diz ao compartilhar a visão e o roteiro com a equipe que construirá o produto.
O valor
Como Product Managers, nosso principal objetivo esta em focar nas necessidades dos nossos clientes, precisamos dar a eles o que eles querem (mesmo quando eles mesmos não sabem), o que precisam e o que eles irão precisar num futuro próximo.
Ao nos comunicarmos com os clientes ou stakeholders, as perguntas que devemos faezr são: “com quem estamos falando?” “como eu imapcto essa pessoa para continuar ou aumentar o valor que estamos entregando?”
A criação de valor para o usuário está no centro do que faz um Gerente de Produtos, por isso o valor gerado e o porquê estamos fazendo tal coisa precisa estar no centro da nossa comunicação.
Os 3 pilares do fluxo de comunicação de um PM
Horizontal
Esse fluxo de comunicação é provavelmente aquele que você utiliza com mais frequência, já que passamos uma grande parte do nosso tempo nos comunicando com todos os membros de varios setores e áreas da empresa em equipes multifuncionais.
Durante essas interações e comunicações com outras equipes e times, estão todos preocupados com o que devem fazer, mas eles precisam ter bem claro o por que aquilo precisa ser feito, para entenderem o valor agregado a ideia.
Essas equipes tambem estão envolvidas na implementação e execução, portanto, precisam de alguns detalhes essenciais que você não pode deixar de fora.
Não guarde informações porque você acha que não são relevantes, quanto mais contexto todos os envolvidos tiverem, melhor será o resultado. Documentações personalizadas para times que não estão ligados diretamente a area de produto facilitam o entendimento e garante a execução da estratégia.
Vertical
Nós Product Managers, existimos em uma posição bastante diversificada dentro de uma empresa. Não somos executivos, temos C-Levels acima de nós e precisamos, conseguir nos comunicar com eles, e tambem temos um papel estratégico importante e de exposição constante a informações confidenciais, o que requer uma excelente comunicação em todos os níveis hierarquicos dentro da empresa.
O produto é fundamental para muitas dessas áreas, mas a equipe executiva está preocupada com os aspectos que afetam diretamente o negocio, por isso eles necessitam de conseguir visualizar as informações de forma clara e eficiente. Nós somos a voz do cliente, mas precisamos estar alinhados com os objetivos da empresa (não se esqueça disso)
A comunicação com esse nível hierarquico na empresa deve ser feita com cuidado no gerenciamento de expectativas, deve sempre estar vinculada a dados e ligada aos objetivos, ok?
Externa
Por ultimo, mas não menos importante, existe a comunicação externa em que por muitas vezes (sempre) precisamos ter interação com nossos clientes, usuarios e parceiros.
As preocupações desse “publico” são bem diferentes das dos pilares anteriores, eles não se importam como as coisas são feitas, eles querem saber quando aquilo estará pronto para ele usar (parece ate mentira falando assim né, mas quem concorda, respira)
Nas conversas com o publico externo devemos nos atentar em como aquilo irá resolver uma dor, quais os beneficios eles terão e como isso facilitará suas vidas.
Evite cair na armadilha de se perder no mar profundo dos detalhes e transforme a comunicação em algo mais eficaz e assertivo, focando nos motivos e perspectivas positivas (como prazos e testes)
Ter um ciclo de feedbacks claros é essencial e nunca se esqueça que essa comunicação com o público externo é constante, antes, durante e depois das entregas.
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O impacto da comunicação eficaz
Além dos pilares, é importante entender o impacto da comunicação ativa em algumas rotinas e interfaces do Product Manager.
Melhor Colaboração da Equipe:
Comunicação eficaz promove uma colaboração mais suave entre as equipes, evitando mal-entendidos e conflitos desnecessários. Isso pode resultar em projetos mais eficientes e produtos de maior qualidade.
Alinhamento de Stakeholders:
Stakeholders bem informados e envolvidos têm maior probabilidade de apoiar os projetos e tomar decisões que beneficiem o produto. Isso pode levar a um aumento do apoio financeiro e recursos.
Aceleração do Time-to-Market:
Uma comunicação clara pode reduzir o tempo necessário para lançar um produto no mercado. Isso pode ser uma vantagem competitiva significativa.
Aumento da Satisfação do Cliente:
Clientes satisfeitos muitas vezes são o resultado de comunicações eficazes. Responder às necessidades e preocupações dos clientes pode resultar em maior fidelidade e recomendações.
A comunicação é um alicerce essencial do Product Management, não podemos negar.
Lembre-se de que a comunicação não é apenas uma ferramenta, mas uma habilidade que deve ser constantemente aprimorada e refinada.
À medida que você investe na melhoria das suas habilidades de comunicação, estará contribuindo significativamente para o sucesso do seu papel como Product Manager.
O que acho do texto de hoje, me conta como anda a sua comunicação e quais os seus maiores desafios na hora de comunicar com algum dos 3 pilares.
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