Nunca subestime o usuário
Por que não devemos subestimar a capacidade de inovar do usuário
Com a inovação sendo o foco da maioria das empresas e tendo se tornado um requisito quase obrigatório em 2024, muitas vezes nos encontramos navegando em um mar de ideias, perspectivas e soluções, cada uma competindo por nossa atenção e esforços.
Como profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas, é fácil nos envolvermos em nossa própria visão do que constitui a inovação, esquecendo uma fonte inesgotável de criatividade e insight: nossos próprios usuários.
Eu sou a Isadora Pires e hoje, quero convidá-lo a embarcar em mais uma jornada de descobertas explorando o poder da capacidade de colaboração do usuário no processo de desenvolvimento de produtos.
Precisamos entender que o usuário não é apenas um público passivo, mas um co-criador ativo em nosso processo de inovação.
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O poder da centralização no usuário
Muitas vezes ficamos tão presos às nossas próprias perspectivas que esquecemos o valor único que nossos usuários podem agregar. Entendemos que quando os usuários são ouvidos ativamente durante o desenvolvimento de produtos, a qualidade e a aceitação desses produtos aumentam significativamente.
Apple: ao longo dos anos, a Apple demonstrou o poder do desenvolvimento de produtos centrado no cliente, evidente através de seus produtos. Ao integrar a experiência do usuário e o design no processo de desenvolvimento de produtos, a Apple criou produtos que se identificam com seu público-alvo, levando a um enorme sucesso de aquisição e domínio de mercado.
Estratégia de marketing da Apple
Proporcionar a melhor experiência ao usuário: a estratégia da marca Apple é baseada em produtos elegantes e simples que visam fornecer uma interface de usuário muito fácil de usar e aprender. São mais leves, fáceis de transportar e mais duráveis. Essa interface minimalista e a experiência do usuário o tornam os queridinhos do seu público.
Publicidade poderosa, mas simples: contar histórias é uma parte essencial do propósito de encantamento da Apple, por conta disso ela detém a base de usuários mais fiéis e 70% deles nem pensam em considerar outras marcas.
“67% dos usuários consideram que a Apple é a melhor marca do segmento e ponto. “
Netflix: o sucesso da Netflix pode ser atribuído à sua abordagem focada em fornecer soluções personalizadas aos clientes, utilizando algoritmos para compreender as preferências de visualização de cada usuário e fornecer recomendações personalizadas. (a Netflix analisa esses dados para recomendar conteúdo e melhorar continuamente sua experiência no streaming)
Além de terem uma abordagem de desenvolvimento ágil e flexível, estão dispostos a se adaptar rapidamente às mudanças e aproveitar as oportunidades que surgem. A Netflix é conhecida por sua capacidade de dinamizar e ajustar sua estratégia com base em dados e tendências de mercado.
Isto realça a importância de posicionar os usuários não apenas como um público passivo, mas como contribuidores ativos nos esforços de melhoria contínua.
O papel dos usuários no processo de inovação
As abordagens tradicionais de desenvolvimento de produtos muitas vezes delegam aos usuários um papel secundário e buscam feedback somente após o lançamento do produto (tô mentindo?) Porém, a visão de UX (User Experience) ensina que o usuário deve estar no centro de todo o processo, isso significa envolvê-los desde os estágios iniciais de conceito e desenvolvimento, entendendo suas necessidades, desejos e pontos fracos para criar experiências que realmente envolvam e façam sentido para os clientes, além do ponto crucial de qualquer produto: resolver uma dor!
Seguindo o modelo de negócio da Netflix, vamos dar uma olhada em algumas dicas para colocar a inovação e o usuário como chave para o desenvolvimento de produtos:
A cultura da Netflix é focada na inovação e a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para criar uma variedade de produtos, com isso fornece recursos para explorar novas tecnologias, metodologias e tendências no mercado de streaming. Fique atento às inovações mais recentes, ao comportamento dos usuários e esteja disposto a experimentar novas abordagens para melhorar a experiência do seu público, assim construindo uma cultura de experimentação com foco em inovação e usabilidade.
Crie espaços para ideias inovadoras e incentive o pensamento “fora da caixa”. A Netflix adota uma abordagem de tentativa e erro, testando novas ideias e fazendo ajustes com base nos resultados. Esta ideia de experimentação contínua é fundamental para a evolução da gestão de produtos da Netflix, então a dica aqui é: preste atenção às necessidades das pessoas e lembre-se: Toda ideia é bem vinda!
A inovação na gestão de produtos da Netflix está totalmente conectada às necessidades e desejos dos seus telespectadores, com o monitoramento constante das interações, classificações, recomendações e comentários dos usuários. Eles usam esses insights para identificar oportunidades de melhoria e novas maneiras de surpreender e encantar seus usuários. Adaptar-se rapidamente aos gostos e preferências das pessoas é um diferencial importante que mantém os produtos da Netflix no topo! (mesmo cancelando algumas das nossas séries favoritas 😭)
A colaboração entre equipes é essencial para transformar o gerenciamento de produtos na Netflix. Por isso (e não só isso) trabalhe em colaboração com equipes de criação de conteúdo, engenharia, marketing, análise de dados e basicamente quase todas. Esta colaboração multidisciplinar vai permitir que vocês compartilhem conhecimento e criem soluções inovadoras que impulsionam o crescimento, liderança e aderência do produto no mercado.
Exemplos da inovação aplicada através da visão do usuário
Para ilustrar ainda mais essa ideia, agora vamos dar uma olhadinha em dois exemplos em que a inovação foi aplicada através da visão do usuário e que tiveram um impacto significativo:
Waze: Este aplicativo de navegação popular é um exemplo clássico de como os usuários podem participar da inovação. Ao permitir que os motoristas relatem incidentes de trânsito, blitz e outras condições em tempo real, o Waze transformou a maneira como navegamos em nossas cidades, mostrando-nos rotas mais rápidas e eficientes (aquela rota alternativa que as vezes é uma cilada, quem nunca? rsrs). Mas isso não teria sido possível sem a participação ativa e contínua dos usuários.
LEGO Ideas: A plataforma LEGO Ideas exemplifica como os usuários podem ser colaboradores ativos no processo de desenvolvimento de produtos. Permitindo que os fãs da LEGO compartilhem suas criações e votem nas ideias uns dos outros, a LEGO não apenas envolve sua comunidade, mas também transforma as ideias mais populares em conjuntos oficiais. Isso não só aumenta o engajamento dos fãs, mas também resulta em produtos que geram senso de pertencimento entre a marca e o público-alvo.
Afinal de contas, o que está nas mãos dos usuários?
À medida que continuamos a impulsionar a inovação em nossos produtos e soluções tecnológicas, vale lembrar que os usuários são nossos aliados mais valiosos. Se aproveitarmos a sua criatividade, engenhosidade e inteligência, conseguimos trazer uma aderência bem maior antes mesmo do lançamento do produto, além de gerar identificação e fidelidade. Concorda?
Para finalizar te convido a contar um desafio ou oportunidade que a colaboração com os usuários te trouxe.
No mais, nós vemos em breve!
Amei o texto e cada insight que você compartilhou, muito se fala sobre inclusão dos usuários no desenvolvimento do produto, mas poucos materiais tem tantos exemplos práticos. Parabéns!