Gisele Anversa, Head de Produtos na RD Station, compartilhou insights valiosos sobre a conexão entre Discovery e estratégia de produto. Com muitos anos de experiência em posições de gestão e estratégia, ela abordou como realizar processos de descoberta mais estratégicos e eficientes.
Repensando o papel do Product Manager
Logo no início da live, Gisele fez uma importante provocação sobre a origem do papel de gestor de produto: "O nosso papel não é um papel de tecnologia, não é um papel de entregar funcionalidade e principalmente não é um Hype, não é uma coisa que dá status e dá glamour", afirmou.
Ela explicou que a função surgiu em 1931, quando Neil McElroy, da Procter & Gamble, identificou a necessidade de um papel que conectasse todas as etapas do ciclo de vida de um produto. "O papel dessa pessoa era conversar com clientes e descobrir problemas, desenvolver o produto que resolvesse o problema dessas clientes, criar estratégia de canais de venda e rastrear as métricas corretas para garantir aquela lucratividade", destacou.
Gisele enfatizou que entender isso foi uma virada de chave em sua carreira: "Quando eu entendi que o principal foco da minha atuação de fato não é a tecnologia e muitas vezes a minha atuação ela tá muito mais ligada à administração e marketing, isso fez toda a diferença para que no meu dia a dia eu pudesse ser mais eficiente e diretiva nos meus processos."
O ciclo de vida do produto e o papel do Discovery
Apresentando o ciclo de vida do produto, ela explicou a divisão entre a fase pré-receita (antes do lançamento no mercado) e a fase pós-receita (introdução, crescimento, maturidade e declínio). Ela destacou que "nossa grande missão olhando o cenário atual da gestão de produto é entender como essa etapa de pré-receita, que é o investimento da empresa nos times de produto e desenvolvimento, como que essa etapa se torna cada vez mais curta e mais assertiva."