Metódico ou Empreendedor? Existe um jeito certo?
Somos essencialmente seres que adoram "etiquetar", e para a carreira de produto não é diferente. Alguns PMs amam frameworks, outros tem ideias no banho. Mas existe algum jeito melhor do que o outro?
Sou Pedro Amancio e é com imensa felicidade que estou estreando aqui na Newsletter do PG. Nasci no interior de São Paulo, em uma cidade chamada São José dos Campos e estou na carreira de produto há cerca de 7 anos. Já empreendi, já passei por excelentes empresas, já liderei grandes e pequenos times de produto mas sempre me deparo, em algum tipo de mentoria, com a reflexão: “existe um jeito certo de ser PM?”.
Tendencialmente, nosso cérebro tenta agrupar características parecidas de tudo, para que consiga tirar conclusões mais rápidas sobre qualquer assunto. Segmentamos tipos de vegetação, tipos de animais, de pessoas, de matérias escolares, de personalidade e até mesmo de sexualidade. Por algum motivo, o ser-humano adora comprar um pote, escrever em uma etiqueta “Apenas objetos azuis” e tudo que é azul, colocamos ali dentro (mesmo que existam diferentes tipos de azul). Para os produteiros de plantão, adoramos criar cohorts.
No universo de gerenciamento de produtos digitais não é diferente. Normalmente vemos PMs com uma extensa “caixa de ferramentas”, lotada de frameworks para todas as situações. Chamamos-os de Metódicos. De um outro lado, existem PMs com características mais livres, com ideias normalmente atreladas a sua vivência, carreira e grande conhecimento do negócio e do mercado. Chamaremos eles de Empreendedores.
O Metódico
Você conhece algum gerente de produtos que sempre tem um nome para aquilo que quer fazer? Que prefere pautar seu roadmap usando uma sequência de diferentes métodos para encontrar o maior problema, depois para gerar hipóteses, para priorizar e até mesmo para validar? Se a resposta for sim, você conhece um PM Metódico.
Um PM metódico tem uma taxa de acerto de suas apostas mais alta. É quem estuda todo o negócio, todo o usuário e toda tecnologia para gerar seu roadmap e, por isso, erra menos. Suas apostas normalmente são caracterizadas por mudanças sutis no produto, mas que tem altas chances de fazer aquilo que ele espera de maneira certa.
No entanto, normalmente um roadmap de uma pessoa de produto mais metódica é incremental, ao qual a probabilidade de todas as apostas terem pequenos avanços no objetivo é alta, ou seja: risco baixo e ganho baixo.
A cada 10 apostas de um PM metódico, normalmente 8 movem o ponteiro, mas cada uma move “apenas” 1%.
Para tangibilizar nosso dia-a-dia, podemos pensar em algum produto digital do nosso cotidiano: iFood, Nubank, Uber ou Gympass. Com alguma frequência você vê uma mudança na ordenação e na disposição da tela, um redesign, um novo jeito de se fazer a compra, um novo método de pagamento e etc. Provavelmente essas funcionalidades vieram de um PM que usou métodos para chegar ali.
O Empreendedor
No outro extremo da nossa caracterização de gerentes de produto, temos o empreendedor. Aquele PM que sempre tem uma ideia fora da caixa e que apostaria seu próprio carro dizendo que aquela ideia vai mudar o rumo da empresa. Em muitas vezes ele não tem um roadmap extremamente claro, mas é uma pessoa que já conversou muito com os clientes, que conhece o negócio e suas estratégias de ponta a ponta e já atua no mercado há tempos.
Um PM empreendedor já conta com uma taxa de acerto mais baixa em suas apostas. Mesmo com todo conhecimento de mercado, clientes e negócio, em muitos momentos suas apostas dão errado porque, como diz Heráclito de Éfeso:
"Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio […] pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem"
Porém, seus acertos são de uma escala e uma magnitude estrondosa. As apostas que dão certo de um PM com características empreendedoras muitas vezes mudam patamares de empresas. Frequentemente são os PMs mais lembrados dentro da companhia, ou seja: risco alto e ganho alto.
A cada 10 apostas de um PM metódico, normalmente 1 move o ponteiro, mas essa ideia faz a empresa mudar de patamar e às vezes até mesmo criam outros negócios que se apartam da companhia.
Também para tangibilizar, usando os mesmos produtos digitais do nosso dia-a-dia citados acima, quando vemos uma nova linha de receita, um novo canal de atendimento ou mesmo um novo fluxo operacional, provavelmente o PM teve uma ideia que deu certo.
Existe um jeito melhor de se pensar?
Como devem imaginar, a resposta é não. E do mesmo jeito que dentro do nosso pote etiquetado para objetos azuis existiam diferentes tons de azul, vivemos um espectro de características de gerentes de produtos onde não precisamos ser um ou outro, mas de maneira ideal entender o que de melhor cada uma dessas pontas tem e adequar ao momento que a empresa precisa.
Conforme a imagem acima, rebuscada pelos meus talentos artísticos, existem algumas características pessoais que nos deixam mais perto de um polo ou outro, como por exemplo, a propensão a riscos. Mas em todos os aspectos você pode aprimorar e adaptar, tendo auto-consciência das suas características, para que sejam mais adequados ao seu momento de carreira e ao que a sua empresa está precisando.
E aí, onde você se encaixa nesse espectro?