Produtos digitais são sobre pessoas e resultados, do contrário é só queima de dinheiro desenfreada
A tão sonhado encontro com o Product Market Fit precisa ser real, só assim a construção de um produto digital vai fazer sentido
Meu nome é Pati Duarte e eu quero compartilhar com você a minha visão sobre a busca do produto ideal e como podemos ir além da percepção dos resultados financeiros e direcionar um pouco mais de esforços em ajudar de fato as pessoas com problemas reais.
Para esse nosso papo eu sugiro um copo de água fresca, um bloco de notas na mão, seja digital ou físico, e vamos para as dicas!
Os resultados
Encontrar o Product Market Fit é o Santo Graal para qualquer empresa, independentemente do tamanho que esteja. Significa que a oferta da empresa atende perfeitamente às necessidades e desejos do mercado-alvo. Quando essa mágica acontece, os resultados financeiros começam a deslanchar. Isso ocorre porque a demanda por seu produto ou serviço dispara, a satisfação do cliente aumenta e a concorrência se torna menos relevante.
Com o produto ideal em mãos, as empresas experimentam um crescimento exponencial, é o sonho realizado de qualquer pessoa envolvida no produto, desde a sua idealização até o desenvolvimento e entrega para o cliente. Os clientes satisfeitos não apenas continuam comprando, mas também se tornam defensores da marca, recomendando-a a outros. Isso leva a um aumento nas vendas, à expansão do mercado e a uma receita ascendente. A empresa se torna um ímã para investidores, pois a confiança no potencial de retorno sobre o investimento aumenta.
Quando uma empresa encontra o Product Market Fit, ela não apenas vê um aumento nas receitas, mas também otimiza seus recursos. O foco é direcionado para áreas que realmente importam, eliminando desperdícios e alocação ineficiente de recursos. Isso resulta em uma maior eficiência operacional e em margens de lucro mais saudáveis.
O impacto positivo nos resultados financeiros que acompanha o Product Market Fit não é apenas momentâneo; é um motor de crescimento sustentável. À medida que a empresa mantém sua capacidade de atender às necessidades em constante evolução do mercado, ela constrói uma base sólida para o futuro. A sustentabilidade financeira se torna uma realidade, e a empresa está posicionada para prosperar a longo prazo, independentemente das oscilações do mercado.
A grande questão desse sonho que descrevi é que o resultado financeiro passa a ser objetivo muitas vezes o foco no produto ideal para solução de um problema real passa a ser colocado de lado e é aí que todo esse sonho vai por água abaixo, então aí vão as dicas fundamentais para esse sonho se tornar realidade.
O que é o Product Market Fit afinal?
Os mais simplistas dirão que o Product Market Fit (PMF) é o produto certo, no lugar certo, para um mercado que está buscando uma solução para uma determinada dor.
Eu acho simplista até demais essa forma de ver o PMF e acredito que o conceito precisa ser muito mais elaborado e pé no chão do que a gente imagina, vai além da palavra "certo", seja o momento ou o público, ou até mesmo a dor.
Pensando de forma racional acredito que podemos chegar mais perto do que é a busca verdadeira e sincera pelo Product Market Fit, veja:
1- O problema as vezes nem existe: já vou partir do ponto mais crítico. Muitas vezes os produtos são criados por uma demanda de escala, ou seja, é preciso aumentar o fluxo de compra e venda de algo, seja para alavancar os negócios no modelo capitalista padrão ou para movimentar mais a economia.
Isso não está errado e tende a dar muito certo, olha só o Ifood. Sejamos honestos, vocês realmente acham que as pessoas tinham um problema real para pedir comida? Não era um problema, era uma oportunidade, os problemas foram sendo criados conforme a demanda do produto foi aumentando e assim o comodismo se instalou e hoje adoramos usar um app para pedir tudo rapidinho, além de ter projetado a economia, dando mais acesso e facilidade no fluxo de venda e compra de alimentos.
2- Tudo virou um problema a ser resolvido e esse ppt vende: são inúmeras as ideias que surgem para resolver pequenos problemas e muitos realmente resolvem. Mas por experiência própria nesse tempo de experiência vejo os produtos mais humanizados sendo criados por pessoas que vivem ou viveram o problema na pele.
Seja pelo fundador ou pelas pessoas contratadas, é muito mais fácil chegar perto de uma solução real para um problema real quando as pessoas envolvidas tenham vivenciado o problema.
3- Ajudar pessoas precisa ser o objetivo principal: sim, sejam produtos B2B ou B2C o grande foco aqui são as pessoas, o Product Market Fit verdadeiro deveria contemplar uma ou mais necessidades básicas da Pirâmide de Maslow e vou falar dela logo mais.
4- A resposta certa é quando o seu produto não precisa mais ser vendido por você, ou seja: "quando o produto é bom ele se vende sozinho", ouvi isso tantas vezes, e é uma verdade. Seja um produto que atenda as necessidades básicas ou somente problemas criados por uma demanda capitalista, produto bom é produto bom e ponto.
O que define se um produto é bom é quem usa ele achar que ele realmente atende ao que se destina, a busca por esse produto ideal precisa começar dentro de casa com o desejo real, sem paixão pela solução.
A famosa Pirâmide de PMF
A Pirâmide de Product Market Fit é uma estrutura importante para orientação na busca pelo ajuste perfeito entre o produto ou serviço e o mercado. No topo da pirâmide está a "Satisfação do Cliente". Isso envolve não apenas a satisfação básica, mas também um entusiasmo genuíno dos clientes pelo produto.
A camada intermediária é o "Valor Percebido", onde os clientes enxergam claramente os benefícios que o produto oferece. Na base da pirâmide, encontra-se a "Segmentação de Mercado", que destaca a importância de direcionar o produto para um grupo específico de clientes que realmente valorizam o que ele oferece.
A Pirâmide de PMF ajuda na avaliação de onde o produto está e o que precisa ser feito para atingir um ajuste perfeito com o mercado.
Entender as duas pirâmides, de PMF e de Maslow vai ajudar a encontrar produtos genuínos. Mas lembrando, essa é uma opinião pessoal minha e não como o mercado olha normalmente.
A Pirâmide de Maslow e um paralelo com a Pirâmide de PMF
A Pirâmide de Maslow é uma teoria da psicologia que identifica as necessidades humanas em uma hierarquia, começando pelas necessidades fisiológicas básicas, como comida e abrigo, e avançando para necessidades de autoestima e autor realização. Os grandes problemas da sociedade giram em torno dessas demandas de existência, o que ao meu ver, seria o caminho ideal para construção de produtos que tem como objetivo principal o cliente e seus problemas.
Analisar a Pirâmide de Product Market Fit e a Pirâmide de Maslow revela uma conexão profunda entre as necessidades humanas fundamentais e a criação de produtos genuínos que realmente ajudam as pessoas.
Agora, quando olhamos para a Pirâmide de Product Market Fit, vemos uma estrutura que busca alinhar o valor de um produto com as necessidades e desejos de um mercado específico.
Ao considerar ambas as pirâmides, podemos entender que a criação de um produto genuíno que ajuda as pessoas não se trata apenas de satisfazer necessidades básicas, mas de elevar a experiência do cliente a um nível de satisfação pessoal e realização.
Encontrar um Product Market Fit é, portanto, mais do que atender às demandas do mercado; é uma jornada em direção a um produto que enriquece a vida das pessoas em vários níveis, atendendo ao cumprimento das necessidades humanas previstas na Pirâmide de Maslow.
O combinado não sai caro
Honestidade é tudo! De verdade, se a pior ou a melhor verdade, ela precisa ser dita e eu defendo isso com unhas e dentes.
Se for uma empresa focada no crescimento única e exclusivamente pelo dinheiro não é um problema, só deixar o jogo combinado, afinal o combinado não sai caro e a economia vai girar do mesmo jeito e tem muitas por aí que são assim.
O jogo combinado aqui que digo é justamente a importância de uma estratégia de produto altamente alinhada com os objetivos da empresa, onde cada membro da equipe compreende claramente a direção que estão seguindo. É como ter um mapa nítido para a jornada.
Porém, quando uma empresa tem como missão central resolver um problema genuíno, é importante ouvir as pessoas que são impactadas por problemas reais. A presunção de problemas e a tentativa de forçar soluções pré-concebidas são erros mais comuns do que se imagina, e esse caminho frequentemente se revela árduo e improdutivo.
É crucial lembrar que, o Product Market Fit aqui vai parecer real muitas vezes, mas eu olharia para a Pirâmide de Maslow ainda assim para entender em qual necessidade esse problema se encaixa ;)
E, embora o Product Market Fit possa parecer alcançado em diversas situações, é essencial manter o foco nas necessidades fundamentais das pessoas, e rever as necessidades com frequência para aprimorar o produto.
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Muito bom, sempre fui muito teimoso com minhas ideias e contra pivotar meus projetos, por excesso de confiança ou ego talvez, mas por mais que seja clichê, resolver as dores de um certo segmento é o grande desafio que vem com todos os louros quando alcançando!