O usuário do seu produto não liga para IA
O impacto da IA nos produtos e na experiência do usuário não é tão relevante como muitos imaginam.
⏩ resumindo em 2x o textão…
A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma força que tem transformado o desenvolvimento de produtos e experiência do usuário (UX), permitindo níveis sem precedentes de eficiência, personalização e inovação. No entanto, pesquisas recentes revelam um paradoxo: enquanto as empresas dependem cada vez mais da IA para otimizar processos e personalizar experiências, os consumidores frequentemente permanecem indiferentes - ou até desconfiados - de produtos baseados em IA quando a tecnologia é explicitamente destacada. Este texto tenta sintetizar evidências de estudos acadêmicos, casos práticos do setor e pesquisas com consumidores para explorar como a IA está remodelando os ciclos de vida dos produtos e o design de UX, além de abordar a desconexão crítica entre capacidade tecnológica e percepção do consumidor.
Os principais achados indicam que os usuários priorizam benefícios tangíveis sobre a integração com IA, exigindo uma mudança estratégica na forma como as empresas comunicam valor.