Você precisa mudar para conseguir Escalar
No episódio 199 do nosso podcast, tivemos a ilustre presença de Tici Amorim, onde mergulhamos em discussões profundas sobre a escala no contexto atual. Escala, tal como definido hoje, vai além do crescimento quantitativo; é uma expansão qualitativa que abarca cultura, pessoas e processos, com um olhar atento para eficiência.
Expandir uma empresa não é apenas sobre alavancar recursos, mas sim sobre maximizar a eficiência em todas as esferas. Isso inclui desde processos internos até a experiência do usuário. A conscientização sobre a importância da escala precisa ser traduzida de maneira que ressoe em todos os níveis da empresa, incentivando uma mentalidade de crescimento sustentável.
O CEO e a alta gestão têm o desafio de manter uma visão holística, apesar de não terem acesso a todos os detalhes operacionais. Eles dependem dessa visão ampla para tomar decisões cruciais, ainda que isso possa gerar dificuldades na comunicação com os times de produto. Essa lacuna na comunicação, muitas vezes, decorre de diferenças na linguagem usada e nos focos estratégicos.
Quando olhamos para o futuro, percebemos que a escala em 2024 carrega nuances adicionais. As constantes mudanças tecnológicas e de mercado exigem que os product managers estejam sempre atualizados e prontos para adaptar estratégias. A escala não é mais apenas sobre crescer, mas sobre como crescer de forma inteligente e responsiva às tendências emergentes.
Para você, product manager, é essencial compreender essas dinâmicas e desenvolver habilidades de comunicação eficazes, capazes de criar pontes entre a gestão e as equipes de produto.
O que a Tici respondeu no episódio foi:
📌 Como você definiria escala em um contexto das empresas de hoje?
📌 Além de Cultura, pessoas e processos, a eficiência também é um fator importante na dificuldade de expandir uma empresa?
📌 Como conseguimos traduzir a importância da escala de forma consciente?
📌 Porque as pessoas de produto tem dificuldade em se comunicar com a média e alta gestão no dia a dia?
📌 O que torna a escala diferente em 2024 e quais s'ao as nuances que as pessoas precisam saber?
0:00 - Início do Episódio
0:16 - Apresentação da Tici Amorim
1:30 - Como você definiria escala em um contexto das empresas de hoje?
3:28 - Além de Cultura, pessoas e processos, a eficiência também é um fator importante na dificuldade de escalar uma empresa?
8:17 - Como conseguimos traduzir a importância de escalar empresas de forma consciente?
14:18 - O CEO e a Alta Gestão também olham para o usuário
20:14 - O CEO não tem todas as informações, mas ele tem uma visão holística do negócio suficiente para tomar decisões
23:04 - Por que as pessoas de produto tem dificuldade em se comunicar com a média e alta gestão no dia a dia?
27:40 - A História da Tici Amorim
30:21 - Recados
31:30 - O que torna a escala de empresas diferente em 2024 e quais s'ao as nuances que as pessoas precisam saber?
35:38 - Encerramento
Venha ouvir e essas questões cruciais e junte-se à discussão sobre o estado atual da gestão de produtos e o que o futuro pode reservar para os PMs.
Ouça agora pelo:
Spotify: https://spoti.fi/325RHXt
Apple Podcast: https://apple.co/321hKiA
Deezer: https://bit.ly/3zBzbZe
YouTube:
Onde encontrar os convidados:
Tici Amorim: http://linkedin.com/in/ticianaamorim
Oferecimento: TERA - Um novo futuro para sua Carreira
Aproveite os 10% de desconto nos cursos da Tera: https://bit.ly/3y7UxPr
Cupom: PRODUCT_GURU
Onde encontrar a Product Guru’s:
X (antigo Twitter): https://twitter.com/product_gurus
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/product-guru-s/
Instagram: https://www.instagram.com/product.gurus/
Canal no WhatsApp para ficar antenado nas notícias de tecnologia, negócios e gestão de produto: https://whatsapp.com/channel/0029Va7uwHS5fM5U0LIatu3X