Qualidade de vida e bem-estar na carreira de um Product Manager
Como manter a saúde mental no ambiente de trabalho e fora dele
Oie, eu sou a Isadora Pires e espero que essas palavras te encontrem bem!
Seja muito bem-vindo ou bem-vinda a mais uma edição da nossa newsletter, hoje, exploraremos a importância da qualidade de vida e do bem-estar na carreira de um Product Manager e discutiremos como manter a saúde mental no ambiente de trabalho e fora dele.
📌Temas que você vai ler no texto de hoje:
O cuidado com a saúde mental no ambiente corporativo
A dupla do terror: burnout e ansiedade
O Desafio do Product Manager
Apoiando a sua saúde mental
Agora pegue o seu cafézinho e venha comigo! ☕
Na corrida incessante da indústria de tecnologia e produtos, o papel do Product Manager se destaca como um farol de inovação e liderança, moldamos o curso dos produtos, alinhamos estratégias e orquestramos equipes para alcançar metas ambiciosas, não é mesmo?
No entanto, essa posição de destaque pode ser desafiadora, a pressão e as demandas não só podem, como na maioria das vezes, nos levam à exaustão.
Já perdi as contas de quantas vezes eu mesma confessei à colegas de profissão e amigos próximos, de que a única coisa que eu nunca mais tive desde que entrei na área de Produtos, é tempo, são incontáveis reuniões diárias e etapas constantes de processos, atualizações em dezenas de planilhas, backlog, Jira, Asana, e-mail, torpedo…no bom Belohorizontês NÚUUUUUUUUUU! 😮💨
Por isso, cuidar da nossa qualidade de vida e bem estar, dentro da nossa carreira e fora dela é um assunto importante e tá passando da hora de levarmos ela a sério.
O cuidado com a saúde mental no ambiente corporativo
De acordo com a 3ª edição da pesquisa de inteligência emocional & saúde mental no ambiente de trabalho, realizada pela The School of Life e a Robert Half, 63% dos líderes afirmam que algum colaborador nos últimos 12 meses, deixou de ser produtivo ou de ser engajado porque estava emocionalmente abalado, enquanto 44% desses líderes afirmam que também já deixaram de produzir ou engajar pelo mesmo motivo.
Segundo a mesma pesquisa a baixa performance, foi apontada como o principal motivo para as demissões.
A pesquisa aponta ainda que os líderes não estão preparados para acolher os colaboradores, mas como dito, liderança não precisa ser psicólogo, mas com a demanda por gestões mais humanizadas, saber acolher, dar feedbacks estruturados, se fazer disponível para o seu time e estar disposto a entender como eles estão se sentindo é sim importante e deve ser inserido na rotina e na cultura da gestão.
A dupla do terror: burnout e ansiedade
O Brasil é o segundo país com mais casos de síndrome de burnout no mundo. Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association, o país fica atrás apenas do Japão.
O distúrbio emocional, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, é caracterizado por exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultantes do excesso de trabalho. Em casos mais graves, pode levar a um estado de depressão profunda.
O tratamento é feito principalmente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos. Além disso, é necessário que o paciente faça uma mudança radical nas condições de trabalho e nos hábitos e estilos de vida, priorizando atividades físicas regulares e momentos de lazer com pessoas próximas.
O Desafio do Product Manager
Para muitos, o título de Product Manager é um sinal de sucesso e realização, no entanto, esta função está repleta de desafios, desde a necessidade de tomar decisões difíceis até à gestão de prazos apertados e expectativas elevadas.
Para sobreviver a esse ambiente, a qualidade de vida e o bem-estar são fundamentais, e tentar alcançar esse equilíbrio, pode fazer toda a diferença no médio e longo prazo.
Mas, como podemos encontrar esse equilíbrio?
1. Conheça seus valores ✨
Tente passar algum tempo pensando sobre o que é importante para você na sua vida, considere suas paixões e interesses e reserve tempo para as coisas que fazem você se sentir vivo. Quanto tempo você realmente gasta com as suas prioridades?
2. Pratique o gerenciamento do tempo ⏳
Você já se perguntou para onde foi o dia? Calendários, aplicativos e listas de tarefas são métodos úteis para controlar como você gasta seu tempo, além de ficar de olho em quanto tempo você gasta nas redes sociais e se lembrar que passar horas rolando no feed não vai te deixar mais descansado.
3. Estabeleça limites 🚫
Se achar difícil dizer não, você pode tentar estabelecer limites para seu tempo de trabalho e planejar previamente o tempo para outras atividades, o que me ajuda muito em fazer com que as pessoas saibam quando eu estou on ou off do trabalho é (é eficaz, eu juro) colocar ausente na agenda sem permissão para o agendamento de novas reuniões com uma mensagem de: se for extremamente importante me contextualiza no slack.
4. Aproveite (de verdade) o seu trabalho 🎯
“Faça o que você ama e ame o que você faz” é um ótimo slogan é algo pelo qual se esforçar, a maioria dos trabalhos pode ser tediosa ou estressante às vezes, mas se você realmente odeia seu trabalho ou se ele torna sua vida impossível, talvez seja hora de mudar.
5. Cultive relacionamentos 👨👩👧👦
Relacionamentos positivos e apoio social ajudam a construir resiliência e levam a formas mais adaptativas de lidar com o estresse, mas relacionamentos fortes levam tempo para serem nutridos e desenvolvidos, por isso priorize momentos de qualidade com sua família, amigos, companheiros(as) e pets.
6. Concentre-se na sua saúde 💪
É gente, aqui não vai ter jeito, todos nós sabemos os benefícios do exercício físico, o quanto que ele pode reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de dormir bem e se alimentar direitinho.
7. Tenha tempo livre 🍃
Reservar um tempo para descansar e recarregar as energias é vital para te ajudar a ter sucesso no que é importante para você. Reserve um tempo regular para você fazer o que mais gosta, ler um livro, praticar esportes, passar algum tempo na natureza ou simplesmente não fazer nada.
Apoiando a sua saúde mental
“Nossas emoções governam todos os aspectos de nossas vidas, determinando a maneira como pensamos, agimos e nos comportamos. Isso não é menos verdadeiro do que quando se trata de trabalho.” - Alain de Botton, Filósofo e Fundador da The School of Life
É importante destacar que a qualidade de vida e o bem-estar incluem cuidados com a saúde mental, a pressão constante no papel de PM ou outros cargos, pode levar ao esgotamento e à ansiedade, por isso:
🔹Mantenha um Diálogo Aberto: Não tenha medo de discutir seu bem-estar mental com colegas e superiores. A abertura pode levar apoio e compreensão.
🔹Pratique a Resiliência: Desenvolver resiliência emocional é uma habilidade importante. Aceitar desafios como oportunidades de crescimento pode ser poderoso.
🔹Busque Ajuda Profissional: Se você estiver enfrentando sérios desafios de saúde mental, procurar ajuda de um profissional é fundamental.
Não deixe que o medo paralise a sua vida, o futuro pertence aos que se adaptam, mas tambem aos que se ajudam, se você não está conseguindo equilibrar o seu bem estar com a sua carreira, desacelere, você não está sozinho e nem deveria!
Se você está gostando desse tipo de conteúdo não deixe de se inscrever em nossa newsletter.
Até a próxima!
A nossa newsletter é gratuita e o que nos motiva escrever é poder interagir e ajudar com conteúdo como este, as pessoas. Se gostou, compartilhe com a sua rede.
Se quiser compartilhar via WhatsApp, clique no botão abaixo…