Oi! Tudo bem com você? Provavelmente você já ouviu o termo “Product-Led Growth” (PLG). No entanto, como qualquer tendência, existem verdades e mitos que devem ser esclarecidos. Então, o que não te contam sobre PLG?
O que é PLG, Afinal?
Antes de falarmos sobre o PLG, vamos entender o que é. O PLG é uma estratégia de negócios onde o produto é o principal motor de aquisição, conversão e crescimento. Em vez de vendas e marketing pesados, o produto se vende por si só.
As Verdades Menos Faladas sobre o PLG
Não é só sobre o Produto: Apesar do nome, o PLG não é apenas sobre ter um produto incrível. É uma abordagem estratégica que impacta todos os aspectos do seu negócio. Envolve desde a concepção do produto, passando por como você o comercializa, até como fornece suporte ao cliente.
Nem sempre é uma solução mágica: O PLG não é uma estratégia única e infalível que garante o sucesso de qualquer empresa. Não basta simplesmente jogar um produto no mercado e esperar que os usuários venham correndo. A estratégia deve ser cuidadosamente planejada e executada para obter resultados.
Não se trata apenas de freemium: Apesar do modelo freemium ser bastante associado ao PLG, eles não são sinônimos. O PLG pode ser executado de diversas maneiras, seja através de um período de teste grátis, um modelo freemium ou até mesmo um produto pago desde o início.
O Outro Lado do PLG
Não é só glamour, precisa de muito trabalho: A implantação de uma estratégia PLG bem-sucedida requer um trabalho árduo e uma mudança de mentalidade em toda a empresa. Todos, desde o desenvolvimento do produto até o suporte ao cliente, devem estar alinhados com a visão PLG.
As dores de crescimento são reais: O crescimento rápido pode ser emocionante, mas também pode levar a problemas. À medida que sua base de usuários se expande, você pode enfrentar desafios, como a necessidade de escalar sua infraestrutura e suporte ao cliente.
Medir o sucesso pode ser complicado: Em um modelo PLG, a jornada do cliente pode ser muito mais complexa do que em um modelo tradicional de vendas. Isso pode tornar a medição do sucesso e a atribuição do ROI um desafio.
A estratégia PLG é poderosa, mas não é um passe de mágica para o sucesso. É preciso trabalho duro, planejamento e atenção para adaptar o produto às necessidades do cliente.
No final das contas, a verdadeira beleza do PLG reside na sua simplicidade: focar em construir um produto que seus clientes precisam e que, por sua vez, conduzirá o crescimento da sua empresa.
Mas, assim como qualquer estratégia, é necessário ter cautela para evitar armadilhas e assegurar que está obtendo o máximo de vantagens.
Quer saber tudo sobre PLG de forma definitiva com o maior nome do assunto no mundo?
Em Maio desse ano a gente fez o festival de produtos em parceria com o Itaú para mais de 10 mil pessoas inscritas e dentre os palestrantes chamamos Elena Verna, simplesmente.
Caso você não tenha participado do evento não tem problema, fizemos a gravação em inglês e dublado em português também. Assista nos links:
Versão somente da palestra em inglês:
Versão completa com apresentação + perguntas e respostas dublado em português:
Além disso siga ela aqui no Substack:
A nossa newsletter é gratuita e o que nos motiva escrever é poder interagir e ajudar com conteúdo como este, as pessoas. Se gostou, compartilhe com a sua rede.
Se quiser compartilhar via WhatsApp, clique no botão abaixo…
Adorei saber mais sobre PLG! 🚀