2 Comentários
Avatar de User
Avatar de Kel

Filosofou hahaha

Muito bom o texto, o jogo de poder tem muito valor aqui, é muito difícil essa liderança mudar e fazer refletir no ambiente. Sem poder, na minha pouca experiência, essa fagulha de luz, incomoda, e em ambientes tóxicos ou elas são expelidas ou incompreendidas e quando saiem desempenham muito mais em outro lugar.

A primeira vez que ouvi a palavra árido do ambiente corporativo, foi justamente em um momento assim, comentei com um professor algum dos meus desafios em uma ex-empresa e como eu não tinha mais poder de fala. "Quando o ambiente é árido, o seu 50% é o 100%" aceitei o momento, porque a limitação não era sobre mim (cobrança não faltava) e quem quer ficar em ambientes que não conseguimos evoluir e só atuar com metade ou menos do nosso potencial?

Expand full comment
Avatar de Adriana Viana

Perfeito, me identifiquei em muitos pontos aqui, que me fizeram refletir. A parte que destaco aqui e me ajuda muito a validar diariamente a profissional que eu quero continuar sendo é:

"A diferença entre sombra e luz está nas práticas cotidianas: rituais, políticas e exemplos."

É sobre ser coerente. A coerência é o que transforma rituais, políticas e exemplos em referências consistentes. Quando discurso e prática estão alinhados, a luz prevalece; quando não há esse alinhamento, abrem-se espaços para a sombra. É a coerência que garante credibilidade e dá sustentação ao impacto das escolhas cotidianas.

Do contrário, fica aquela sensação: "bonito seu discurso, pena que te conheço", e o reflexo no espelho não é bonito.

Expand full comment