O selvagem e temido novo cenário
Nunca foi tão importante ser um Salmão para um Product Manager
Oie, eu sou a Isadora Pires e espero realmente que essas palavras te encontrem bem! Hoje estou aqui para falar um pouco sobre o cenário que diversos Product Managers estão vivenciando.
Me acompanha?
Um grande oceano da tecnologia, um território selvagem e temido que demanda resiliência, agilidade e um instinto afiado, esse é o cenário atual do mercado. Seja na busca pela primeira oportunidade após ingressar na área ou na luta por recolocação após um doloroso e aparentemente corriqueiro layoff, os Product Managers estão enfrentando desafios como nunca vistos antes.
A plataforma Layoffs.fyi, que acompanha as demissões nos Estados Unidos no mercado de tecnologia, nos mostra que mais de 230 mil pessoas foram demitidas ate o momento e de acordo com um levantamento feito pela Revelio Labs, o cargo de Product Manager aparece em 6º posição.
Isso me leva a crer que quem pensa que a busca pelo Santo Graal foi complicada, é porque não é um Product Manager procurando emprego em 2023 (risos apreensivos).
Em meio a tantos dados, informações e notícias diárias, emerge uma metáfora: a necessidade de se tornar um "salmão" – um símbolo de determinação, que nada contra a correnteza para atingir o seu objetivo – para navegar com sucesso nesse ecossistema em constante evolução.
Cenário Saturado e Implacável
O cenário tecnológico está repleto de reviravoltas e transformações rápidas, em que Product Managers estão enfrentando uma competição acirrada por oportunidades em toda e qualquer empresa.
Antes, o Big Dream era trabalhar na Google, hoje, é passar pela 2ª etapa da Gupy em um processo com mais de 1.500 candidaturas, para um cargo que clama por um Sênior que seja capaz de atuar como QA, UX/UI e entender 7 linguagens de programação, que tenha 10 anos de experiência, tenha disponibilidade para trabalho presencial e aceite o regime de contratação PJ ganhando o exorbitante valor de R$7.000 e é isso.
Para quem está se aventurando na área pela primeira vez, traz consigo uma mistura de paixão, habilidades e vontade de aprender, mas encontra pouco espaço e quase ninguém disposto a ensinar e qualificar esse profissional, o que transforma a experiência de migração em algo frustrante e bem desanimadora.
Daí que se consolida a figura do salmão como um emblema inspirador. Assim como ele enfrenta correntezas implacáveis em sua jornada de migração, os Product Managers devem abraçar essa mesma jornada. A capacidade de nadar contra a maré, se destacar da multidão e persistir mesmo diante da adversidade é o que define aqueles que emergem como sobreviventes nesse ambiente fortemente competitivo.
Não Podemos ter Medo de Nadar, Mesmo Não Sabendo
Como Steve Jobs, visionário co-fundador da Apple, declarou certa vez:
"A tecnologia move-se em uma direção e se você não der um mergulho agora, pode acabar se tornando uma mera refeição para aqueles que o fazem."
Essa citação ressoa profundamente em mim, primeiro porque eu não sei nadar e segundo porque mesmo não sabendo, eu, você e mais quem for, precisamos ter coragem de mergulhar nesse marzão de tormenta atual, onde esse passo é crucial para o movimento de manter-se vivo.
Abraçando o Caos e se Preparando para o Mergulho
Depois de apresentar esse contexto nada animador, resolvi reunir algumas dicas para te ajudar nessa jornada, mas nada de “como você deve diagramar o seu currículo para passar pelo raio-x da IA”, vem comigo que eu te explico o que considero dicas aplicáveis para que você esteja preparado para esse mergulho.
Entenda o cenário atual e seja sincero com você quanto às suas reais habilidades e trabalhe nelas, mantenha em um local (sugiro o Google Drive) todos os seus projetos, passagens e situações.
Eu juro que se você dedicar um tempo, vai lembrar de quando participou do projeto X e de como nele, resolveu um problema e isso fez com que o resultado fosse melhor do que o esperado.
Feito isso, leia essa documentação diariamente, porque ninguém pode contar a sua história melhor do que você! E não importa quantas certificações, cursos ou experiência você tenha, se na hora de encantar o recrutador, CEO, CTO ou quem quer que seja, você não dominar de ponta-a-ponta a sua trajetória, impactando positivamente quem esta ouvindo.
Não que suas habilidades não sejam importantes, mas elas sozinhas não vão transmitir por completo a sua mensagem. Faça isso de forma clara e com paixão. Seja o protagonista da sua história!
Networking é importante, mas ele precisa ser ativo e muitas vezes um pouco cara de pau (sem ser invasivo). Por isso sugiro criar um texto persuasivo e personalizado (sim, isso mesmo, não custa nada trocar a introdução do texto para o destinatário, colocando o seu nome e algum contexto mínimo ali, para que a pessoa sinta que aquela mensagem é para ela).
Venda o seu melhor peixe em 200 e poucas palavras e mande esta mensagem seguida do seu currículo para os seus contatos (CEOs, CTOs, CPOs, PMs, GPMs, Recruiters) no LinkedIn. É uma boa oportunidade para estreitar relações e de ser notado. Nem todo mundo vai te responder, mas certamente pelo menos uma pessoa vai. Dessa lista, alguém pode te indicar para uma vaga aberta na empresa dela, um recrutador pode querer te conhecer melhor, um CEO pode se encantar com a sua proatividade, ou ao menos alguém pode ler sua mensagem na hora certa e isso mudar tudo!
São infinitas as possibilidades com essa atitude simples, a única coisa que não pode acontecer é você pensar que o seu networking tem ou vai funcionar sozinho.
O foco não é o problema, o FOCO PRECISA SER A SOLUÇÃO. O problema é só o direcionador do que precisa ser feito para ser resolvido. Não perca o foco! E com isso eu estou falando explicitamente para você não se tirar da equação!
Obviamente as coisas não estão fáceis e claro que temos diversas pessoas em diversos cenários diferentes, mas se você perder a fé em você, se não olhar com carinho e respeito para toda a sua história pessoal e profissional, se não alimentar em você a esperança de que vai conseguir alcançar os seus objetivos, eu desconheço quem possa fazer isso por você.
Sabemos que é preciso ter e manter uma certa autoestima profissional e por vezes pessoal, elevada para passar por todos os nãos e portas que se fecham, mas, mais uma vez, a única pessoa que pode nutrir esse sentimento é você mesmo.
Talvez eu seja uma otimista incurável, quem sabe? Mas eu realmente acredito que em um mundo onde a mudança é constante e as incertezas são inevitáveis, nós Product Managers estamos enfrentando um desafio inegável e para isso precisamos nos munir não só de conhecimento técnico, evolução constante e aperfeiçoamento de hard skills, precisamos trabalhar também a nossa comunicação e autoestima, nos nutrir de coragem e acreditar que fazemos sim, a diferença com as nossas qualidades.
O que podemos concluir?
A metáfora do salmão, com sua jornada de superação e sua capacidade de nadar contra a correnteza, oferece uma imagem poderosa! Ser um salmão significa abraçar a mudança, desenvolver habilidades adaptativas e estar disposto a enfrentar os obstáculos de frente.
Portanto, em meio a esse novo cenário selvagem e temido, a mensagem é clara: nunca foi tão importante para um Product Manager ser um salmão destemido, esperançoso e corajoso navegando com determinação rumo ao sucesso.
Espero que esse texto tenha te impactado positivamente e me conta aqui nos comentários o que achou desse nosso primeiro papo.
Até breve!
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Acredito que o cenário acima descrito, de maneira muito competente pela autora, aplica-se ao mercado de tecnologia em sua totalidade. No entanto, é uma fase passageira que, cedo ou tarde, será superada. Portanto, o importante é mantermos firmes em nossos propósitos, buscando constantemente melhorias, tanto em termos de experiência quanto em networking. Parabéns pelo texto e muito sucesso para ti, Isadora!
E é preciso ser salmão na vida num geral, né? Tenho pensado muito nisso de pensar menos (rs), especialmente porque tem horas que a máquina de moer gente do capitalismo realmente entra na nossa mente e contamina nossa animação. Faz a gente pensar que merecia mesmo ter sido demitido aqui, pouco valorizado ali, ignorado naquela vez... dureza sentir esses golpes e reconstruir uma confiança minada. É custoso, mas é legal compartilhar essa jornada com gente que tá disposta a encarar junto! É aquela coisa: continue a nadar! Amei amei amei a reflexão e as dicas, Isa! 😍