Gerente de Produto: descrição da função

Marty Cagan - 03/11/2020 Traduzido por: Stela Mazoli

Um dos pedidos mais comuns que eu recebi ao longo dos anos é compartilhar uma boa descrição da função do Gerente de Produto de um time de produto empoderado.


Até onde me lembro, eu encaminhava a descrição que o Google usa. É uma descrição digna, mas também acho que vários potenciais candidatos não entendem todas as dicas e importantes diferenças entre o papel de um PM como é definido em um típico time orientado a funcionalidades (os feature teams) e um PM em um time de produto empoderado.

Finalmente decidi transcrever uma descrição da função bem explícita, chamando atenção às diferenças importantes. Se a sua empresa está tentando fazer a transição para times de produto verdadeiramente empoderados, então essa é uma das coisas mais importantes para se acertar.

Nota: você deve notar que não há requisito de domínio de conhecimento específico na descrição, e isso é intencional, não é apenas um esforço para manter essa descrição de função genérica. Você pode ler o porquê aqui.

Gerente de Produto: descrição da função

Sobre a função:

Empoderamos nossos times de produto para resolver problemas difíceis - problemas de clientes e do negócio - de formas que nossos consumidores amam, e que também funcione para o negócio.

Nossos times de produto são multifuncionais e sustentáveis, geralmente compostos de um gerente de produto, um designer de produto e muitos engenheiros.

Nós compomos nossos times de produto com as habilidades necessárias para que eles encontrem soluções eficientes que sejam úteis (nossos consumidores escolhem usar ou comprar), viáveis (a solução funciona dentro das muitas restrições do negócio), usáveis (o usuário consegue descobrir como usar) e factível (nossos engenheiros têm as habilidades e tecnologia para implementar).

Enquanto o designer de produto é responsável por garantir que a solução é usável, e os engenheiros são responsáveis por garantir que a solução é factível, o gerente de produto é responsável por garantir que a solução é tanto útil como viável.

Isso significa que o gerente de produto tem que contribuir para o seu time com conhecimento sólido das várias restrições do negócio - restrições do marketing, vendas, serviços, finanças, jurídico e das políticas de privacidade são típicos exemplos. O gerente de produto também tem que entregar ao time um conhecimento profundo sobre nossos usuários e consumidores e dados sobre como nossos consumidores engajam com nossos produtos. Finalmente, é esperado do gerente de produto rastrear as tendências da indústria e do cenário competitivo que diz respeito a seu produto.

Enquanto cada membro do time de produto pode ser responsável por um risco específico, nós procuramos por gerentes de produto que entendem que inovação consistente é o resultado de cada membro do time contribuindo com sua paixão e suas ideias. O gerente de produto deve colaborar, de perto, com o designer e engenheiros do seu produto para descobrir soluções efetivas e então, trabalharem juntos para entregá-la ao mercado.

Enquanto empoderamos nossos times de produto para descobrir as melhores soluções para problemas, nós também garantimos que eles sejam responsáveis pelos resultados. Entregar é necessário, mas não suficiente. Nós procuramos por gerentes de produto que não temem se comprometer com resultados, mesmo quando isso signifique que seus resultados sejam atingidos através de outras pessoas.

Esse trabalho, assim como outras funções no time de produto, é uma função de contribuidor individual. Você precisará conseguir influenciar seus colegas de time, assim como outros colegas, stakeholders, e executivos chave, através do uso de dados e lógica.

Qualificações necessárias:

  • Diploma universitário ou experiência prática equivalente

  • Demonstrar conhecimento das técnicas e métodos modernos de discovery e entrega de produto

  • 2 anos trabalhando em produtos movidos por tecnologia como gerente de produto, designer de produto, engenheiro, analista de dados, cientista de dados, ou pesquisador de usuário

  • Demonstrar habilidade em aprender sobre múltiplas áreas do negócio - engenharia, design, finanças, vendas ou marketing.

  • Demonstrar habilidade em descobrir soluções para problemas complexos com muitas restrições, usando bom senso para examinar riscos, e expor seus argumentos em uma narrativa escrita bem estruturada e embasada em dados

  • Habilidade comprovada em engajar com engenheiros, designers, e líderes da empresa de uma forma construtiva e colaborativa.

Perspectivas diversas:

Nós sabemos que inovação prospera em times de produto onde pontos de vista diversos trabalham juntos para resolver problemas difíceis de maneiras que são possíveis só agora. Como tal, nós procuramos, explicitamente, pessoas que trazem experiências diversas de vida, histórico educacional diverso, culturas diversas, e experiências de trabalho diversas. Por favor, esteja preparada (o) para compartilhar conosco como suas perspectivas trarão algo único e valioso para times de produto.

Artigo original: https://bit.ly/3kSmC2R

© 2021 por Product Guru's.