O backlog de oportunidades

Marty Cagan - 23/07/2012 Traduzido por: Marcelo Knakiewicz

Recentemente eu estava com meu amigo Jeff Patton, um dos pioneiros do Agile em empresas de produto, e ele me disse que tem defendido o termo "Backlog de Oportunidades" como uma alternativa ao Roadmap de Produto.

Eu já escrevi sobre o problema de roadmaps de produto à moda antiga, então imediatamente gostei da ideia e quis fazer minha parte e tentar disseminar este conceito aqui.

Lembre-se que o propósito da etapa de Product Discovery (descoberta do produto) é dar origem e descrever o que será o Product Backlog (backlog do produto). Ou seja, o Product Backlog é o resultado de um Product Discovery.

Normalmente, o input para o Product Discovery é o Roadmap de Produto.

A razão pela qual, que tanto eu quanto Jeff, lutamos contra o antigo estilo de roadmap de produto é que a maior parte das pessoas assumem que quando algo vai para o roadmap de produto o time tem todas as intenções de construir e lançar aquilo.

O problema é que se o time está realmente fazendo Product Discovery, especialmente quando eles estão validando ideias com clientes e usuários reais como também stakeholders, logo eles irão descobrir que metade do que está no roadmap é simplesmente desnecessário (usualmente porque o cliente não vê tanto valor na funcionalidade quanto esperávamos, mas há outras várias razões que também podem nos levar a decidir que não vale a pena construir algo que estava no roadmap).

Logo, se o roadmap de produto tem essa bagagem que pode guiar para uma perda de tempo e esforço, a ideia do Jeff é reposicionar o roadmap de produto como o "backlog de oportunidades".

Muitos de vocês já usam a técnica de avaliação de oportunidades para guiar a fase de Product Discovery. O que Jeff está defendendo é que se mantenha uma lista de oportunidades priorizadas na forma de um Backlog de Oportunidades.

Aqui vai um lembrete, as 3 perguntas mais importantes em uma avaliação de oportunidades são:

  • Que problema estamos tentando resolver? (por quê estamos fazendo isso)

  • Para quem estamos tentando resolver este problema? (público alvo)

  • Como sabemos se fomos bem sucedidos? (qual é o resultado que esperamos)

A outra grande vantagem de um Backlog de Oportunidade em relação a um roadmap de produto é que é muito comum listar propostas de soluções específicas no roadmap (geralmente são funcionalidades específicas já citadas pelo nome), e o objetivo principal de uma avaliação de oportunidades é desembaraçar suas ideias iniciais ou suposições sobre a solução do problema que determinada funcionalidade pretende resolver. A razão pela qual isso é tão importante de se fazer é que muitas vezes nossas ideias iniciais de como resolver o problema não darão certo. Queremos ter certeza de que resolveremos o problema, mesmo que tenhamos que utilizar vários recursos ou abordagens diferentes.

As Backlog de Oportunidades pode vir de qualquer lugar (assim como no roadmap do produto), mas as duas entradas mais importantes são a visão do produto (a visão geral do que você está tentando alcançar) e o scorecard do produto (os objetivos de negócios priorizados para esta equipe).

Portanto, para resumir, o Backlog de Oportunidades é um conjunto priorizado de oportunidades utilizados para efetuar um Product Discovery. O objetivo do Product Discovery é criar o Backlog do Produto, que é o conjunto priorizado de trabalho (geralmente representado como histórias de usuário e protótipos), para a equipe de entrega (time de desenvolvimento ou engenheiros).

Artigo original: https://bit.ly/369iyHs