O que fazer nos seus primeiros 30 dias de um novo emprego

Autor: Ken Norton | Traduzido por Isabella Beatriz

Parabéns, um produto encontrou seu gerente de produto. Talvez você entrou em uma pequena startup, ou talvez você tenha um novo projeto em uma grande empresa. Como se comportar nos seus primeiros 30 dias vai fazer uma tremenda diferença, te preparando para o sucesso ou para luta.


Aqui estão algumas dicas de como agir nesse primeiro mês. Dê ênfase nestas três áreas:

Pessoas, produto e pessoal.


Pessoas

1.Estabeleça expectativas claras com o CEO ou seu gerente

Você foi contratado para preencher um papel, e existirá pressão organizacional para que você contribua imediatamente. Revise seus objetivos com o CEO e/ou seu gerente para ter certeza que eles têm as expectativas corretas para o que você irá realizar. Sua meta no primeiro mês é efetivamente se juntar ao time.


2. Marque uma reunião com cada um do seu time


Dependendo do tamanho da companhia, isso vai levar algumas horas ou o mês todo. Encontre tempo para encontrar todos individualmente.


Eu prefiro essas conversas caminhando - tem algo que traz foco e revigora nessas conversas caminhando juntos olhando para a frente em vez de olharem um para o outro em frente a uma mesa de sala de reunião.


3.Pergunte a todos esta questão


“Como eu posso fazer sua vida mais fácil?”


Você está mostrando que você está aqui para ajudar, não para comandar. Como eles respondem é quase tão importante quanto o que eles dizem. Você terá um verdadeiro indicador de como eles reconhecem o papel do gerente de produto, e o que eles precisam de você.


4. Tire uma carga das costas do time

Com esperança você vai sair da reunião com alguma coisa que você pode tirar das costas deles aquilo que está impedindo a produtividade. Talvez, um engenheiro adoraria que você cuidasse da triagem dos bugs.

Produto


5. Marque tempo com seu líder de engenharia para apresentar a arquitetura do produto, de forma detalhada


Não fique com vergonha de perguntar ou aprofundar em coisas que não fazem nem um pouco de sentido.


Com frequência, os PMs tentam impressionar seus engenheiros com sua perspicácia técnica, mas na minha experiência engenheiros se impressionam muito mais com PMs que estão dispostos a fazer perguntas e dizer "Eu não entendo isso."


6. Resista ao impulso de começar a mudar as coisas


Você vai querer começar a fazer mudanças no produto e no processo de desenvolvimento. Eu recomendo segurar um pouco no começo.


Suas ideias e pensamentos serão melhor formados depois que você tiver a chance de se estabelecer, ganhar credibilidade, e absorver as nuances. Você também estará demonstrando que é um bom ouvinte.


7. Fique na frente de seus usuários


Passe uma boa parte de seus primeiros dias com seus usuários. Participe de ligações de vendas e visitas a clientes. Pegue alguns tíquetes de suporte. Entre nos fóruns, interaja com os usuários no Twitter.


8. Corrija alguma coisa


Acredito firmemente que os PMs são técnicos, e um excelente projeto inicial é consertar um bug ou lançar um recurso minúsculo por conta própria.


Configure um ambiente de desenvolvimento e peça algo pequeno que você possa fazer. Peça ajuda e leve em consideração o seu tempo e o da equipe - você é um PM afinal, não um engenheiro em tempo integral.


Pessoal

9. Leia tudo e escreva se ainda não estiver escrito


Leia qualquer coisa que você encontrar - OKRs antigos, especificações, documentos de design, páginas wiki. Ao encontrar documentação ausente ou desatualizada, adicione-a. Reserve um tempo para escrever o que você aprendeu e como as coisas podem ser melhoradas para a próxima contratação.


10. Estabeleça algumas metas pessoais


Mudar de emprego pode fazer com que você se sinta heróico sobre algumas coisas e lamentavelmente sem noção sobre outras. Esta é uma chance de definir algumas metas de desenvolvimento pessoal. Gosto de manter as coisas simples:


O que você faz realmente bem e deseja continuar a fazer? Como você vai manter o hábito de fazer isso?

O que você precisa melhorar? Que etapas você seguirá para melhorar e como vai medir seu progresso?


11. Configure suas ferramentas de suporte


Coloque todas as suas ferramentas e dispositivos em ordem. Instale o software que você precisa. Crie filtros de e-mail. Configure os alertas do Google Notícias para seu produto e os produtos de seus concorrentes.


12. Se divirta!

Artigo Original: https://bit.ly/3gNNalX