Substituindo visões de produto por visões da jornada do cliente

Autor: Rajesh Nerlikar | Traduzido por: Maíra Storch


Onde você vê o produto em X anos?


A visão do produto existe para responder esta pergunta. Ela ajuda a comunicar um sentido de direção para stakeholders, tanto internos como externos. Frequentemente, é acompanhada de mockups (simulações ou protótipos de alta fidelidade do produto) que levaram muito tempo para serem criados.


O Problema com o framework de Visões de Produto


Mas perguntar como o produto vai ser em 3 anos é realmente importante? Para mim, de jeito nenhum. As visões de produto são uma profecia auto-realizada. Elas são criadas por líderes de produto que vão querer garantir que o produto seja movido para mais perto da visão ao longo do tempo, para não parecer que (a) não sabem como prever o futuro, (b) não sabem executar ou (c) são gerentes de produto ruins. Então, iteram em direção a essa visão, independentemente de ser a direção certa ou não. Pelo menos é uma direção com que os stakeholders estão familiarizados, pensam.


Uma Visão Alternativa


Então o que líderes de produto devem comunicar, se não uma visão de produto? Para mim, a melhor maneira de comunicar um senso de direção a stakeholders é ajudar a imaginarem como será o mundo dos clientes se o produto for bem sucedido. O que quero dizer com isso? Vamos ver alguns exemplos imaginários:


AMAZON


Visão de Produto

Uma experiência de compra cross-plataforma que permite aos clientes procurar, comparar e pedir milhões de itens por voz.


Visão de Jornada do Cliente

Imagine nunca mais precisar sair de casa para ir a uma loja. Sem mais estacionamentos, sem filas no caixa. Imagine encomendar produtos do seu sofá, e uma hora depois abrir a porta e encontrá-los lá.


TESLA


Visão do produto

Um carro autônomo com WiFi gratuito que pode ser carregado em menos de 15 minutos.


Visão da Jornada do Cliente

Imagine poder checar o e-mail e ler as notícias enquanto o seu carro te leva para o trabalho todas as manhãs. Imagine reduzir a sua pegada de carbono e economizar dinheiro com gasolina num carro de alta tecnologia e luxo.


BLUE APRON


Visão do Produto

Um serviço de cozinha caseira por assinatura flexível, com um aplicativo que usa IA (inteligência artificial) para recomendar refeições aos clientes.


Visão de Jornada do Cliente

Imagine nunca mais precisar pensar no que fazer para o jantar. Imagine que tudo o que você precisa para fazer um jantar gourmet em 30 minutos aparece na sua porta toda semana.


O HOMER


Visão do Produto

“Poderoso como um gorila, mas macio e flexível como uma bola de Nerf."

Um carro com teto de bolha que pode segurar bebidas enormes e tocar La Cucaracha quando você buzina.


Visão de Jornada ao Cliente

Imagine poder usar muitas buzinas quando você está bravo. Imagine poder isolar crianças berrando em viagens só apertando um botão.

Artigo traduzido: http://bit.ly/37Q0tPc