Mais uma excelente reflexão, Chiodi. Me impressionou a informação de que 75% da receita vem de consumidores finais. Dado o acelerado desenvolvimento de produtos com IA, eu imaginava que a maior fatia de receita era, de fato, da API
uma hipótese é que quando falamos da API, o custo vale e ainda tendo concorrentes mais baratos com qualidade igual, aqui entra o Gemini V2 Pro, e até open source, Groq e Deepseek faz com que isso afete.
Faz muito sentido, o espaço de APIs virou quase uma commodity em ritmo acelerado. E, nesse cenário, se abre muito espaço pra soluções que se diferenciam no custo. Talvez o maior trunfo da OpenAI hoje seja ter construído um produto direto ao consumidor que virou verbo, isso sim é vantagem competitiva difícil de replicar.
Mais uma excelente reflexão, Chiodi. Me impressionou a informação de que 75% da receita vem de consumidores finais. Dado o acelerado desenvolvimento de produtos com IA, eu imaginava que a maior fatia de receita era, de fato, da API
uma hipótese é que quando falamos da API, o custo vale e ainda tendo concorrentes mais baratos com qualidade igual, aqui entra o Gemini V2 Pro, e até open source, Groq e Deepseek faz com que isso afete.
Faz muito sentido, o espaço de APIs virou quase uma commodity em ritmo acelerado. E, nesse cenário, se abre muito espaço pra soluções que se diferenciam no custo. Talvez o maior trunfo da OpenAI hoje seja ter construído um produto direto ao consumidor que virou verbo, isso sim é vantagem competitiva difícil de replicar.