4 Comentários
Avatar de User
Avatar de Kel

Artigo do suprassumo de estratégia de produto, mais um do porquê você devia estar ocupando cadeiras de lideranças com menos travas de execução, parabéns Chiodi 👏🏽

Tem alguns pontos que mencionou que são muito voláteis e imprevistos como valor de jogador, porque diferente de um produto que não tem sentimentos, uma não venda, pode gerar frustração e baixo desempenho. Tirando todas as complicações da negociação do Neymar para o Barça, foi o último jogador grande que conseguiu ser resguardado acima dos 18 anos.

Talvez fosse necessário um olhar mais cuidadoso e mais mídia, novos formatos de pensar a carreira de quem é talento e vem da base? O Endrick e Estevão saíram por valores altíssimos para a realidade brasileira. Mas segurar essas promessas por mais 2 ou 3 anos, poderia elevar muito, enquanto usa outros meios para acelerar e usaria a seleção brasileira como vitrine mundial.

O Neymar saiu do Brasil como uma realidade que destruía em campos, os jovens ainda sai como uma potencial estrela do futebol mundial e quando chegam nos clubes, a maioria precisa desse tempo para se tornar realidade.

No futebol mundial, já temos jogadores que estão sendo comprados perto da casa de 1 bi de reais, como Wirtz e o interesse no Isak, 22 e 23 anos.

Sobre o estádio, é que a diferença do Allianz para o São Paulo e o uso como arena multiuso, principalmente shows, é o gramado sintético vs natural. Mas aqui já há outros formatos como gramado retrátil e novas tecnologias para se ter os dois mundo coexistindo, gramado excelente, mas flexível para receber shows, o Palmeiras consegue realizar shows e jogos com uma diferença de 1 dia com algumas adaptações.

Último ponto e mais importante, se for assumir liderança de produto em algum clube que seja do Palmeiras, tem que acionar a Tia Leila pra fazer seu contrato ✨🤞🏽

Expand full comment
Avatar de Paulo Chiodi

hahahaha ótimos pontos, sobre os jogadores em pensei muito sobre relação tempo x valor x desejo do jogador, mas pensei sobre a ótica de negócio, se eu tenho um clube saudável > tenho um time forte = consigo segurar nem que seja por uma libertadores essas promessas para se valorizarem mais ainda. Faz sentido?

Em relação ao estádio, é necessário uma reforma no Morumbi. O estádio parou no tempo, até o camp nou foi reformado, penso no Morumbi como o estádio do river plate, mais pessoas = mais receita, principalmente em shows.

Expand full comment
Avatar de Kel

Faz sim Chiodi, só que acho que tem uma métrica que é muito situacional 🤔 porque o palmeiras é um clube saudável e não conseguiu segurar Estêvão e Endrick, imagina os dois brilhando juntos no mundial 🥹

E apesar de eu considerar que o Endrick está bem, é fato que ele tem menos minutos e no Palmeiras seria titular absoluto e com potencial de ser artilheiro do ano e chega voando e mais caro em outra temporada.

Por exemplo, Yuri Alberto ficou no Brasil por uma questão sentimental e de carreira e o Gerson do Flamengo foi pra Rússia apenas por valor financeiro 😶‍🌫️

É muito sensível, porque as motivações são N, mas assim como você acredito que uma visão de produto e estratégia faria revoluções no futebol. E tem vários clubes atuando assim e até ligas como Premier que não era vista e da pra dizer que já superou La Liga e até casos maiores como base da Alemanha. E futebol fica estacionado no tempo, Copa do mundo de clubes e novo formato de Champions league, mostra que da para aplicar a v1 e aprender para uma próxima hahaha

Eu me fazendo de entendido de futebol, mas fazia anos que não assistia um jogo europeu Kkkkk

Parabéns novamente, imagino o trampo que deu pra pensar nesse artigo, tá show demais.

Expand full comment
Avatar de Paulo Chiodi

mas você tem razão, tem fatores que influenciam e que os clubes não tem controle: desejo do jogador, empresários e família.

quando esses fatores querem sair do clube, ela vão, nem que seja para um mercado escondido como Rússia, Arábia e afins.

Expand full comment