Product Guru's
Product Guru's
Super Apps: Como eles funcionam? | Jorge Franchella - Product Director @ Mercado Livre
0:00
-51:32

Super Apps: Como eles funcionam? | Jorge Franchella - Product Director @ Mercado Livre

O que é um Super App e por que ele tem se tornado uma tendência no mercado digital? Neste episódio do Product Guru's, Paulo Chiodi conversa com Jorge Franchella, diretor no Mercado Livre, e Pablo Silva, head de produto do iFood, para entender como os super apps integram múltiplos serviços em uma única plataforma.

Empresas como Mercado Livre, PicPay e iFood estão nesse caminho? Como a inteligência artificial e a eficiência operacional impactam essa estratégia? Descubra tudo sobre a evolução dos super apps e o que esperar do futuro dessa tecnologia!

/// Os melhores profissionais estão sempre um passo à frente. Seja PM3!

Março é o mês de Aniversário da PM3, pensando nisso, eles prepararam várias surpresas incríveis, para comemorar no melhor estilo.

Então, anota aí: quer garantir uma oferta especial para virar aluno PM3 e acelerar sua carreira? No próximo episódio do Product Guru’s, nós vamos te contar como ter acesso a essa oferta! Fica ligado, hein?!

https://go.pm3.com.br/Lista-Vip-PG


🎧 ouça o episódio imediatamente também pelo Spotify, Apple Podcast e YouTube.

/// Onde encontrar os convidados:

Jorge Franchella | First Party Product Director @ Mercado Livre

https://www.linkedin.com/in/jorge-franchella-4568282/

Pablo Silva | Head of Product end Engineering @ Ifood

https://www.linkedin.com/in/souopablosilva

/// Nesse episódio abordamos:

• Super Apps são aplicativos que integram vários serviços em um só lugar.

• O Mercado Livre se aproxima do conceito de Super App, mas sua estratégia ainda está em evolução.

• A China foi pioneira nos Super Apps devido ao seu mercado fechado e alta digitalização.

• No Ocidente, a competição entre apps dificulta a criação de um Super App dominante.

• Empresas financeiras, como o PicPay, podem se tornar Super Apps ao agregar múltiplos serviços.

• A usabilidade e a experiência do usuário são cruciais para o sucesso de um Super App.

• Inteligência Artificial já está sendo usada para melhorar a eficiência dos Super Apps.

• Empresas devem testar novos serviços antes de integrá-los a um Super App.

• Estratégias de expansão internacional exigem adaptação ao mercado local.

• O futuro dos Super Apps no Brasil ainda é incerto, mas grandes players estão explorando essa oportunidade.

/// Capítulos:

00:00 O que é um Super App?

00:32 Apresentação do podcast e convidados

01:20 Quem é Jorge? Sua trajetória profissional

03:30 Definição de Super App e suas características

06:20 O Mercado Livre é um Super App?

09:05 Os principais desafios para se tornar um Super App

13:45 Exemplo do PicPay: um Super App financeiro?

16:30 A influência da China na criação dos Super Apps

19:45 Por que os Super Apps são mais difíceis no Ocidente?

22:30 Como a economia influencia a adoção dos Super Apps

26:00 Estratégia de empresas para se tornarem Super Apps

29:30 O impacto da Inteligência Artificial nos Super Apps

36:00 O futuro dos Super Apps no Brasil e no mundo

40:00 Expansão do Mercado Livre e sua estratégia na América Latina

50:00 Encerramento e considerações finais

Discussão sobre este episódio