June 5, 2023

Agile não faz você ir mais rápido

Agile não faz você ir mais rápido

Autor: Jeremy Jarrel | Traduzido por Marcelo Knaka


Nota do Product Guru´s: “Agile” é uma expressão simplificada do conceito de “Agile Software Development”, ou Desenvolvimento Ágil de Software. Este conceito abrange um conjunto de práticas para desenvolvimento de softwares que rompeu o tradicional modelo “cascata” (o conhecido waterfall).
Scrum, XP e DevOps são alguns dos métodos ágeis mais conhecidos e que tiveram sua origem ligada ao desenvolvimento de softwares. O Kanban também é considerado um método ágil, muito embora tenha surgido em outro contexto.

Atualmente, não faltam empresas adotando o Agile. Entretanto, quando você pergunta aos líderes dessas empresas o porquê decidiram adotar o Agile, mais frequente do que o esperado, a resposta é “Agile nos faz ir mais rápido”.

Mas, apesar da abrangência da resposta, ela tem um problema gritante:

Agile não faz você ir mais rápido.

Na verdade, não é incomum que times Agile comecem a desacelerar no início da adoção do Agile. Isto pode ocorrer por uma série de razões, como por exemplo os times estão aprendendo a trabalhar juntos em uma forma diferente, ou estão se adequando a um mundo de planejamento adaptativo, ou os times estão focados em qualidade no início do desenvolvimento, melhor do que carregar as preocupações relacionadas a qualidade até o fim.

Ok, mas então o que Agile faz?

Se Agile não nos faz ir mais rápido, então qual é o sentido de adotá-lo? A questão é que o Agile nos permite chegar ao mercado mais cedo, o que normalmente é muito mais poderoso.

Uma abordagem Agile encoraja seu time a trabalhar em pequenos pacotes, permitindo que esses pacotes sejam entregues ao mercado mais frequentemente. Esta habilidade de realizar entregas ao mercado com mais frequência trazuma série de outros benefícios, muito mais importantes, além de simplesmente permitir que você vá mais rápido.

Um desses benefícios é que um ciclo de entregas mais frequentes permite que você responda às solicitações e feedbacks dos clientes com mais frequência, já que o tempo de espera entre a solicitação e a entrega é reduzido significativamente. Isto também significa que você pode responder a outros desenvolvimentos muito mais rapidamente, tal como desenvolvimentos inesperados no mercado ou movimentos surpresa de seus competidores.

Outro benefício é que com Agile você passa a perceber um retorno sobre o investimento muito mais cedo do que comparado ao processo tradicional. Entregando seu produto ao mercado mais cedo, ou pelo menos um pequeno pedaço do seu produto, você passa a ter a oportunidade de gerar receita por cada nova fatia entregue. Essa receita pode ajudá-lo a pagar os custos iniciais de desenvolvimento do seu produto, assim como ajudar a financiar o desenvolvimento de versões posteriores. Isso pode ser um benefício significativo, pois a criação de um produto que financia, pelo menos parcialmente, iterações posteriores de seu próprio desenvolvimento pode alterar significativamente a economia desse produto.

Descubra o caminho certo

Ciclos de entregas menores, com um menor tempo para alcançar o mercado, cria um outro benefício nem sempre citado.

Se o seu time tivesse apenas que ir mais rápido, então as chances são grandes de que eles entenderam seus objetivos mais cedo. Entretanto, simplesmente ir mais rápido não garante que o objetivo compreendido pelo time seja o objetivo correto.

Porém, aumentar o número de entregas também aumenta o número de oportunidades para criar aprendizado para toda a empresa. Isso significa que agora você não apenas tem mais chances de descobrir qual é o objetivo certo de sua equipe, mas também tem a oportunidade de fazê-lo mais adiante. Isso ocorre porque cada entrega ao mercado é uma oportunidade de inspecionar os resultados daquela entrega, tanto pelo lado de aceitação do mercado, como pelas respostas dos clientes, e então determinar como adaptar o seu produto antes da próxima entrega.

Se tornar uma organização voltada ao aprendizado

Criar oportunidades de aprendizado intencionalmente como um resultado de entregas ao mercado com maior frequência é o primeiro passo para ajudar a sua empresa a se uma organização de aprendizado totalmente capaz. Mais que isso, esta mudança pode ser incrivelmente poderosa porque como o mercado não só se torna mais dinâmico e mas também mais competitivo, apenas organizações voltadas ao aprendizado irão sobreviver.