June 12, 2023

Por trás de toda grande empresa

Por trás de toda grande empresa

Autor: Marty Cagan | Traduzido por Pedro André


Em meu último artigo, Product Leadership is Hard, eu trouxe uma visão geral de alto nível do que fornece uma liderança de produto forte em uma organização de produto construída com times de produto empoderados.

Neste artigo, gostaria de compartilhar com você alguns exemplos de líderes de produto fortes.

Quando eu escrevi a segunda edição de INSPIRADO, eu compartilhei a história de seis grandes product managers que estavam por trás de alguns dos produtos mais icônicos de nossa indústria. Eu acabei publicando uma síntese dessas histórias em um dos meus artigos mais populares, e que tenho mais orgulho: Behind Every Great Product.

A razão pela qual tenho tanto orgulho desse artigo em particular e compartilho essas histórias é por conta de que muitas pessoas me contaram como essas histórias os inspiraram a seguir a carreira de produto, e se esforçarem para fazerem a diferença.

Em nosso novo livro EMPOWERED, nós compartilhamos as histórias de oito líderes de produto — duas de product management, duas de product design, duas de engenharia e duas líderes de empresas. Eu conheço cada um desses líderes há anos, e tive a chance de ver sua liderança em ação.

Nesse novo livro eu pedi que cada uma dessas líderes compartilhassem sua jornada até a liderança, e um pouco sobre seus valores e métodos para construir times fortes. Eu vejo a frente muito mais pessoas descobrindo essas líderes através do novo livro, e esperançosamente seus exemplos vão inspirar novos líderes.

Neste artigo, eu introduzirei a vocês às oito líderes, e compartilharei alguns dos meus pensamentos sobre o que faz dessas líderes especiais. Ao final deste artigo, eu compartilharei o que eu espero que você leve dos exemplos dessas fortes líderes.

Avid Larizadeh Duggan

Avid estudou engenharia mas queria aprender sobre produto, e eu a contratei cedo no eBay e vi ela ascender rapidamente na empresa, depois para uma notável carreira em produto, eeventualmente como investidora e conselheira para times de produto como parceira na Google Ventures, além disso como uma campeã ajudando mulheres e minorias a programar através da Code.org.

Eu vi Avid construir ótimos times de produto nas empresas, variando de startups em fase inicial a até grandes empresas, algo que pouquíssimos líderes foram capazes de executar.

“Líderes precisam focar em juntar pessoas fortes e dar liberdade a elas para gerar ideias e executar por meio da colaboração. Um líder deve organizar o que precisa ser feito e porquê, deixando o time decidir o melhor modo de como fazer isso.”.

“Um líder necessita fazer que seu time se sinta seguro… ninguém é mais inteligente que todos os outros, confiança é estabelecida, colaboração é natural e ideias conflitantes são frequentes e confortáveis pois é seguro ser sincero. Assim que boas ideias se tornam ótimas ideias. Trazendo à tona o melhor dos seus companheiros de time, você encontrará o melhor de você.”.

April Underwood

April também começou sua carreira na engenharia, mas rapidamente entendeu o suficiente sobre como empresas e times de produto trabalham, então ela compreendeu que o lugar certo para ela era em product management.

April também aprendeu desenvolvimento de negócios, gestão de parceiros, product marketing, em geral ela se dedicou a entender amplamente como as empresas de tecnologia trabalham.

Quando ela eventualmente foi para a área de product management no Twitter, e depois como head de produto original do Slack, ela era capaz de ilustrar, com seu amplo repertório de conhecimento e experiência, identificar e recrutar talentos para criar uma das melhores empresas de produto em nossa indústria.

“Através de minha carreira eu usei uma variedade de diferentes chapéus funcionais — algu 22 2c¹es4?#…mas vezes por escolha, para aprender novas habilidades, e outras vezes pois o “chapéu” preferido de product manager estava fora do alcance por razões fora do meu controle.”

“Agora, após ter ganho experiência como uma executiva de produto, eu entendo que todos esses desvios atualmente são os componentes mais valiosos do meu repertório. Eles me ajudam a construir pontes através das estruturas organizacionais. E me ajudam a ter em mente que o produto está sempre em serviço da missão mais ampla da empresa — não o caminho contrário”.

Lisa Kavanaugh

Lisa começou sua carreira como uma engenheira na HP, e então entrou na jovem Ask.com, e nos 12 anos seguintes, trilhou seu caminho de cargos de engenharia até se tornar CTO do que seria uma área de engenharia muito grande e global.

Mas o que sempre definiu Lisa foi sua paixão por treinar e desenvolver os outros. Ajudando líderes de engenharia a se tornarem líderes que suas empresas necessitavam que eles fossem.

Especialmente em engenharia, a maioria dos novos gestores são promovidos por demonstrar fortes habilidades em engenharia. Mas fazer a transição de engenheiro para gestores de engenharia é um salto muito difícil para vários líderes.

“Eu geralmente encontro executivos de tecnologia que construíram sua reputação absolutamente dependente da execução. Eles consistentemente se empenharam e entregaram o que eles prometeram. Em muitos casos, eles tinham que mover montanhas para entregar, mas entregaram. Eles são conhecidos por sua execução valiosa, que é grande parte de sua identidade. Mas agora o líder foi promovido para um nível onde seu empenho pessoal não escala e seus times sentem microgerenciados.”

“Quando você constrói uma carreira e identidade fora de um conjunto de comportamentos, e você entende que precisa mudar, especialmente por meios que agora dependem de outras pessoas, isso pode necessitar de coragem de verdade.”

“Toda jornada de um líder é diferente, mas ao longo dos anos descobrique se um líder realmente quer melhorar e tem a coragem necessária para dar o salto de fé necessário para aprender a confiar nos outros, ele consegue ser disruptivo consigo mesmo e se tornar o líder que a empresa precisa, e aquele que os colaboradores merecem.”

Debby Meredith

Eu conheço Debby há 25 anos. Ela era VP de engenharia na Netscape Communications, responsável pelo navegador e produtos baseados no navegador. Desde então, ela construiu uma reputação como alguém que pode entrar em uma empresa de tecnologia temporariamente e utilizar sua mágica na área de engenharia e executivos para construir confiança e estabelecer uma forte e eficaz relação entre engenheiros, time de produto e executivos. Nesse ponto, Debby ajudou a transformar os setores de engenharia de mais de 50 empresas, muitas dessas atingiram considerável sucesso.

“Muitos fundadores de startups ou CEOs nunca trabalharam com fortes áreas de engenharia, e não é incomum encontrar líderes com alguns mal entendidos fundamentais sobre a área de tecnologia, a contribuição necessária da engenharia como parceira da product management e product design.

“Pessoas são o coração e a alma de qualquer empresa. Confiança entre essas pessoas que trabalham juntas eficazmente para criar e chegar muito mais longe do que imaginariam sozinhas. Isso é a magia do sucesso das empresas”.

Audrey Crane

Audrey é uma designer de longa data, user researcher (pesquisadora de usuário) e líder de design. Ela foi muito privilegiada de ter trabalhado para, ter sido ensinada e treinada por um dos verdadeiros pioneiros de product design moderno Hugh Dubberly, que já foi líder de design na Apple e Netscape.

Quando encontrei Audrey pela primeira vez eu imediatamente fiquei em choque com o poder de sua mente e com seu retrospecto incomum na educação de matemática pura e no teatro. Era claro para mim que ela nasceu para resolver problemas difíceis com muitas restrições com a essência de um ótimo design.

Ao longo dos anos, eu vi Audrey passando de projetar ótimos produtos para projetar ótimos times.

“As experiências mais recompensadoras de minha carreira tem sido identificar talento e aptidão em pessoas que não os via em si mesmos, e convencê-los de que são ótimos no que quer que isso seja. E trabalhar com um time — com todos operando no que são apaixonados ou excelentes — significa fazer parte de algo muito maior do que as forças de cada indivíduo. Esses times são transformacionais tanto em termos de como se sentem fazendo parte do time como o que eles podem realizar.

Christina Wodtke

Algumas pessoas já nasceram coaches. Seguiram a vocação de ajudar outras pessoas a alcançarem seu potencial. Christina é uma grande líder.

Christina aprendeu sua profissão com alguns dos maiores nomes da indústria, incluindo Irene Au. Inicialmente ela teve uma longa carreira como product designer prosseguindo para líder de design em diversas icônicas empresas de produto do Vale do Silício.

“Eu compreendi que precisava parar de projetar produtos para começar a projetar ambientes em que bons designs possam ocorrer.”

“Eu tenho formado times ao invés de grupos de indivíduos desde então. Times podem fazer milagres acontecerem quando nenhum indivíduo pode.”

Por volta de sete anos atrás ela entrou em uma faculdade em Stanford, onde ela ensina product design e interação humano-computador para muitos estudantes sortudos.

“Eu sempre tentei retribuir investindo na vida e carreira de outros.”

Shan Lyn Ma

Eu conheci Shan-Lyn em 2009 quando ela era a primeira product manager na Gilt Group, em fase de rápido crescimento, na cidade de Nova Iorque. Foi fácil ver seu potencial. Após quatro anos construindo o time de produto na Gilt, ela estava pronta para fundar sua própria startup, Zola, empresa de planejamento e organização de casamentos online.

“Ambos, Nobu (cofundador) e eu, acreditávamos que a inovação vem de times empoderados de pessoas fortes trabalhando em um ambiente confiável. Nós acreditávamos profundamente que poderíamos providenciar um ambiente que valorizasse e respeitasse as pessoas que trabalhassem nele, e foi isso que nos ajudou a prover o tipo de experiência que os casais de noivos queriam e mereciam. Muitos fundadores diriam coisas como essa, mas estávamos dispostos a apostar a empresa nisso.”

“Nós sabemos que a inovação é desenvolvida em ambientes onde diferentes perspectivas são buscadas e encorajadas, então nós fizemos da diversidade um objetivo explícito desde o início para toda vaga aberta. Nós certamente buscamos diversidade em habilidades e talentos, mas também diversidade em gênero, orientação, educação e em como resolver problemas. Isso não nos ajuda apenas com inovação, mas com nossos usuários — casais de noivos — virem com todo aroma e combinação, então nós acreditamos que isso nos ajudaria em todos os níveis.”

E de fato isso tem ocorrido. Zola não é apenas uma das histórias de sucesso da comunidade tecnológica da cidade de Nova Iorque, mas também é considerada uma das melhores empresas de tecnologia para se trabalhar.

Judy Gibbons

Eu conheci Judy mais por meio da minha vida profissional, e tenho a honra de tê-la como minha amiga. Judy teve uma carreira extraordinária, como uma executiva por muito tempo na Apple e Microsoft e na venture capital da Accel Partners. Nos últimos dez anos ela tem sido solicitada a participar de diferentes conselhos, geralmente quando a empresa sabe que tem de ser séria com relação a sua transformação, mas não está seguros sobre como fazer isso.

Como membro do conselho, Judy trabalha com o CEO e restante da diretoria para ajudá-los a passar pelas mudanças necessárias. Ela já executou e esteve nessa função tantas vezes, que traz conhecimento em primeira mão junto de uma intrigante habilidade de ver através do ruído e obter a essência do processo.

“Líderes precisam estabelecer e comunicar visão e propósito claros e convincentes — o que a empresa está tentando alcançar. Isso precisa ser uma obsessão para com o cliente desde o alto nível — quem são eles, o que eles querem e como se comportam. E para desenvolver a solução necessitam de times muito focados efetivamente multifuncionais, liderados por um product manager capaz, empoderado para entregar conforme a visão de produto. Ademais isso significa objetivos claros, prestação de contas, interação constante e aprendizado contínuo.”

“Como membro de conselho, eu tentei passar aos diretores esses princípios e valores e enfatizar que times de produto precisam ser empoderados. Sem isso haverá pequena progressão e grande número de frustrações que inevitavelmente significa que os talentos digitais necessários — que são trazidos à empresa com muito esforço e custo — irão sair pela porta em busca de um lugar que valha mais a pena trabalhar.”

Pontos chave

Enquanto algumas dessas líderes são únicas, e seguiram sua própria trilha para a liderança em produto, o que eu acho mais interessante é o quanto elas têm em comum:

Todas elas experimentaram toda mágica de times de produto fortes e empoderados, e se dedicam a replicar essa mágica nas organizações que elas ajudam.

Todas elas estão comprometidas em treinar e desenvolver outros. Elas fundamentalmente acreditam nas pessoas e medem seu sucesso pelo sucesso de quem elas ajudam.

Nenhuma delas são gerentes de pessoas genéricas: elas são profissionais de produto reconhecidas na sua área, o que lhes dá o fundamento necessário que elas precisam para ajudar pessoas com conhecimento de primeira mão.

Todas elas entendem que seu “produto” agora são as pessoas.

Todas elas são genuinamente pessoas de bom comportamento; o tipo de pessoa que a maioria de nós gostaríamos de trabalhar para ou com.

Literalmente em toda empresa de produto forte que conheço há líderes de produto fortes. E se sua empresa espera se transformar de times de features para times de produto empoderados, então o que nós aprendemos é que uma liderança de produto forte é a chave.

Se você quer conhecer mais sobre cada uma dessas líderes, você pode encontrar seu perfil de liderança completo no novo livro que eu e Chris Jones escrevemos: EMPOWERED: Ordinary People, Extraordinary Products (tradução livre: Empoderado: Pessoas Ordinárias, Produtos Extraordinários).