Nos últimos dias, um modelo de Inteligência Artificial chinês, o DeepSeek, surpreendeu o mundo, abalando o Vale do Silício e provocando debates sobre o futuro da IA e da tecnologia global. Paulo Silveira, CEO e Co-fundador da Alura, conversa sobre a ascensão tecnológica da China, o impacto nos negócios e a adaptação das empresas frente às novas tendências.
A IA vai mudar seu trabalho, não tirar ele por completo. Enquanto ferramentas de IA ajudam em tarefas repetitivas, decisões estratégicas e entendimento profundo de negócio ainda precisam de pessoas.
IA pode gerar protótipos, escrever documentação e analisar dados mais rápido. Mas escolher qual problema resolver, entender necessidades não ditas dos usuários e alinhar diferentes interesses da empresa continua sendo trabalho humano.
🎧 Ouça o episódio no Spotify, Apple Podcast ou no YouTube.
/// Garanta a sua presença na Semana Tech Business e lidere a mudança!
A Semana Tech Business reúne especialistas em tecnologia, IA e estratégia de negócios para mostrar como você pode transformar conhecimento em impacto. Tudo isso de forma gratuita. Uma iniciativa PM3 e FIAP.
Serão 6 aulas gratuitas, durante os dias 18, 19 e 20 de Fevereiro, pensadas para te trazer um panorama geral de 2025. Gamificação, decisões baseadas em dados e conceitos de liderança estratégica são alguns dos temas que você encontrará lá. Ah, e no final dessa jornada você também receberá um certificado
Acesse o link abaixo e seja feliz!
https://go.pm3.com.br/PG-SemanaTech
/// Onde encontrar os convidados:
Paulo Silveira | CEO e Co-fundador @ Alura
/// Nesse episódio abordamos:
• A China desenvolveu um modelo de IA por apenas $6 milhões, desafiando os gigantes da tecnologia.
• A velocidade de inovação chinesa está pressionando empresas do Vale do Silício.
• A Meta parou por quatro dias para analisar a nova IA chinesa.
• O marketing da OpenAI é mais forte, mas tecnicamente existem modelos superiores.
• A IA pode impactar carreiras, mas não substituirá totalmente os profissionais.
• Empresas precisam aprender a escolher a ferramenta de IA certa para seu negócio.
• O papel do Product Manager está se transformando nas grandes empresas.
• Educação tradicional precisa se adaptar ao novo comportamento digital.
• Aprender rápido não significa aprendizado profundo e duradouro.
• A tecnologia está evoluindo, mas o aprendizado humano continua exigindo tempo e prática.
/// Capítulos
00:00 Introdução: O impacto da IA chinesa
03:03 Apresentação do convidado: Paulo Silveira
04:44 O crescimento tecnológico da China e a surpresa do Vale do Silício
09:57 ChatGPT vs. Modelos Chineses: Quem domina o mercado?
13:12 Como a Meta reagiu ao novo modelo chinês
17:04 O impacto da IA no mercado e nas empresas de tecnologia
23:02 A evolução das Squads e o desafio da tecnologia
34:05 O futuro do Product Manager nas empresas
42:34 A mudança de mentalidade pós-pandemia
46:25 Como a IA afeta carreiras na tecnologia
50:48 O papel da educação no futuro do mercado
57:26 Encerramento
Share this post