Neste guia, vou explorar a importância de metas estratégicas, como dividir essas metas por quarters e como o Product Manager desempenha um papel fundamental na execução desses objetivos
Olá Pati, primeiro de tudo, parabéns pelo artigo e por se juntar ao PG, realmente é muito bacana ver a newsletter crescendo e ganhando corpo.
Senti que seu artigo é bem escrito, tem coesão, porém acho que ele ainda tem uma influência muito forte de generalismos.
Eu me filio a uma visão em que a pessoa de Produto não ocupa um cargo estratégico, mas tático/operacional. Logo, ele é o gestor do produto, mas muitos dos KPIs que você trouxe estão mais relacionados ao negócio do que ao Produto em si.
Isso significa que a pessoa de Produto não deve olhar para os KPIs sugeridos por você? Lógico que não. Ele deve, SIM, olhar para todos eles. Mas também deve ser capaz de conectar as métricas de negócio com as métricas de Produto.
A visão trimestral (quarters) que você apresenta me parece bastante utópica também. No papel, faz bastante sentido, mas de um trimestre para o outro tudo pode mudar. E, por exemplo, um resultado ruim, uma sazonalidade, um cisne negro ou algo fora do seu controle (afinal, é um cargo tático/operacional) pode mudar toda a estratégia do negócio e, consequentemente, do Produto.
Então, na minha visão, é preciso para quem lê o artigo uma visão crítica do que está sendo abordado, que é um ótimo guia - repito -, mas que nem sempre é aplicável no mundo real.
Obrigada por compartilhar sua opinião, Thiago, sempre é muito bem-vindo!
Olá Pati, primeiro de tudo, parabéns pelo artigo e por se juntar ao PG, realmente é muito bacana ver a newsletter crescendo e ganhando corpo.
Senti que seu artigo é bem escrito, tem coesão, porém acho que ele ainda tem uma influência muito forte de generalismos.
Eu me filio a uma visão em que a pessoa de Produto não ocupa um cargo estratégico, mas tático/operacional. Logo, ele é o gestor do produto, mas muitos dos KPIs que você trouxe estão mais relacionados ao negócio do que ao Produto em si.
Isso significa que a pessoa de Produto não deve olhar para os KPIs sugeridos por você? Lógico que não. Ele deve, SIM, olhar para todos eles. Mas também deve ser capaz de conectar as métricas de negócio com as métricas de Produto.
A visão trimestral (quarters) que você apresenta me parece bastante utópica também. No papel, faz bastante sentido, mas de um trimestre para o outro tudo pode mudar. E, por exemplo, um resultado ruim, uma sazonalidade, um cisne negro ou algo fora do seu controle (afinal, é um cargo tático/operacional) pode mudar toda a estratégia do negócio e, consequentemente, do Produto.
Então, na minha visão, é preciso para quem lê o artigo uma visão crítica do que está sendo abordado, que é um ótimo guia - repito -, mas que nem sempre é aplicável no mundo real.