Que texto incrível! 🫶 Ter clareza é o primeiro passo para dar clareza e gerar uma cultura no time orientada a impacto. Parece trivial, mas em contexto de empresas maduras e muito hierarquizadas, ter clareza costuma estar mais vinculado ao que você precisa fazer e não ao impacto que precisa gerar. E, pela minha experiência, muitas vezes a própria liderança (e liderança da liderança) não tem clareza do impacto que gostaria de gerar. O piloto automático e a famosa armadilha da entrega da Melissa Perri são as regras na maioria destes contextos. O maior desafio de produtos em grandes empresas maduras é mentalidade. Talvez algo como Product sense. Liderança parece nao querer abrir mão de controle e times não querem arriscar provocar mudanças de mentalidade.
Muito interessante ver essa perspectiva também do lado de PM. Eu venho falando disso em Conversas no Corredor de forma ampla, de que esforço sozinho não é suficiente é preciso ter clareza de onde ir e estratégia de quais caminhos não seguir.
Além disso, tenho vivido essa perspectiva na prática enquanto sou PM do meu próprio negócio. Não adianta muitas features novas se você não tem clareza e estratégia de onde quer chegar com tudo isso.
Que texto incrível! 🫶 Ter clareza é o primeiro passo para dar clareza e gerar uma cultura no time orientada a impacto. Parece trivial, mas em contexto de empresas maduras e muito hierarquizadas, ter clareza costuma estar mais vinculado ao que você precisa fazer e não ao impacto que precisa gerar. E, pela minha experiência, muitas vezes a própria liderança (e liderança da liderança) não tem clareza do impacto que gostaria de gerar. O piloto automático e a famosa armadilha da entrega da Melissa Perri são as regras na maioria destes contextos. O maior desafio de produtos em grandes empresas maduras é mentalidade. Talvez algo como Product sense. Liderança parece nao querer abrir mão de controle e times não querem arriscar provocar mudanças de mentalidade.
Muito interessante ver essa perspectiva também do lado de PM. Eu venho falando disso em Conversas no Corredor de forma ampla, de que esforço sozinho não é suficiente é preciso ter clareza de onde ir e estratégia de quais caminhos não seguir.
Além disso, tenho vivido essa perspectiva na prática enquanto sou PM do meu próprio negócio. Não adianta muitas features novas se você não tem clareza e estratégia de onde quer chegar com tudo isso.
https://conversasnocorredor.substack.com/p/o-maior-inimigo-do-progresso