Product Guru's
Product Guru's
Design Ops transforma a eficácia e a eficiência dos times - Dani Marreira
0:00
-35:22

Design Ops transforma a eficácia e a eficiência dos times - Dani Marreira

Neste episódio, Paulo Chiodi e Dani Marreira discutem o tema DesignOps. Eles começam definindo o que é DesignOps e como ele se encaixa no contexto de produtos. O DesignOps atua em três pilares: como trabalhamos juntos, como fazemos nosso trabalho e como nosso trabalho gera impacto. O objetivo do DesignOps é orquestrar e otimizar pessoas, processos e habilidades para ampliar o valor e o impacto do design em escala.

O DesignOps vai além do Design System e abrange outras disciplinas, como ResearchOps e ContentOps. O DesignOps visa melhorar a eficiência e eficácia dos times de produto, promovendo uma melhor colaboração, alinhamento de comunicação e redução de retrabalho. Métricas e indicadores são usados para medir o sucesso das iniciativas de DesignOps, como resultado, eficiência, habilidade e saúde.

O DesignOps se integra harmoniosamente com metodologias ágeis, ao compartilhar princípios como lidar com mudanças constantes, trabalhar colaborativamente e dar suporte ao time. Os desafios comuns na implementação do DesignOps incluem a mensuração de impacto, os primeiros passos e a defesa do valor e importância do DesignOps.

Neste episódio, Dani Marreira destaca que a IA pode auxiliar nas atividades operacionais, como automatizar processos e fluxos de trabalho, mas não substitui a necessidade de um olhar estratégico e sistêmico.

/// Nesse episódio abordamos:

• O DesignOps é a orquestração e otimização de pessoas, processos e habilidades para ampliar o valor e o impacto do design em escala.
• O DesignOps atua em três pilares: como trabalhamos juntos, como fazemos nosso trabalho e como nosso trabalho gera impacto.
• Métricas e indicadores são usados para medir o sucesso das iniciativas de DesignOps, como resultado, eficiência, habilidade e saúde.
• O DesignOps se integra harmoniosamente com metodologias ágeis, compartilhando princípios como lidar com mudanças constantes e trabalhar colaborativamente.
• Os desafios comuns na implementação do DesignOps.
• A IA não substitui a necessidade de um olhar estratégico e sistêmico no Design Ops.
• A IA ainda não consegue realizar tarefas estéticas e voltadas para as pessoas, o que é essencial no Design Ops. A área de Design Ops não será substituída pela IA, pois ainda há aspectos que a IA não consegue realizar.

/// Onde encontrar os convidados:
Daniela Marreira - Design Ops e Product Ops em Grupo SBF | https://www.linkedin.com/in/danismarreira

🎧Ouça o episódio no Spotify, Apple Podcast ou YouTube.

/// Conteúdo extra indicado:
Design Ops Study Guide
Design Ops: mapeando dores e oportunidades para a construção de um roadmap estratégico

/// Capítulos:

0:00 - Início do episódio
0:30 - Apresentação da Dani Marreira
0:46 - O que é Design Ops?
3:40 - Recados
4:51 - História da Dani Marreira
6:40 - Como o Design Ops transforma a eficácia e a eficiência dos times de produtos? 11:30 - O Design Ops precisa de Autonomia
13:00 - Como mensurar o sucesso do Design System?
18:45 - Como essas métricas do Design ops se alinham com os objetivos gerais do produto?
20:52 - Quais são os desafios mais comuns que os times enfrentam ao implementar o design ops, e como podemos superá-los?
24:10 - Como o design Ops se integra com metodologias ágeis?
25:40 - Como se inicia na carreira de Design Ops?
28:23 - Como a Inteligência artificial impacta o Design Ops?
31:24 - Indicações de livros e artigos sobre Design Ops
33:50 - Encerramento

/// Oferecimento

Tera — Um novo futuro para sua carreira.
Acesse: ⁠https://somostera.com/#cursos⁠ use o cupom de desconto PRODUCT_GURUS para desconto exclusivo.

Amplitude — A maior plataforma de Product Analytics do mundo
Ebook sobre Product Analytics: ⁠https://bit.ly/47MCSuP

Discussão sobre este podcast

Product Guru's
Product Guru's
Um podcast semanal que une aprendizado e bom humor em uma conversa simples, sem ser simplista. Com um olhar critico e de peito aberto, damos voz as pessoas por trás dos produtos com o foco de compartilhar ideias, sem a necessidade de ganhar discussões.