Neste episódio do Product Guru's, mergulhamos no universo do PMM (Product Marketing Manager) e sua relação com o PM (Product Manager). Afinal, PMMs estão substituindo PMs? Como essa visão voltada ao mercado influencia o roadmap dos produtos?
Nossa convidada especial, Analuisa Ferreira, compartilha sua experiência com product marketing e revela como a disciplina está crescendo nas empresas. Discutimos a evolução do Product Market Fit, os desafios de PMMs no mercado e como grandes empresas, como o Vakinha, usam essa estratégia para impactar milhões.
/// Os melhores profissionais estão sempre um passo à frente. Seja PM3!
Março é o mês de Aniversário da PM3, pensando nisso, eles prepararam várias surpresas incríveis, para comemorar no melhor estilo.
Então, anota aí: quer garantir uma oferta especial para virar aluno PM3 e acelerar sua carreira? No próximo episódio do Product Guru’s, nós vamos te contar como ter acesso a essa oferta! Fica ligado, hein?!
https://go.pm3.com.br/Lista-Vip-PG
/// Onde encontrar os convidados:
Analuisa Ferreira | Senior Product Marketing Manager @ Vakinha
🎧 Ouça o episódio no Spotify, Apple Podcast ou YouTube.
/// Conteúdos complementares:
Episódio com a April Dunford + Emma assista aqui.
Site April Dunford, como posicionar de maneira prática: https://www.aprildunford.com/
Livro Obviously Awesome: https://amzn.to/41Qud9F
Emma stratton, referência em messaging: https://punchy.co/
O livro da Emma Stratton: Make it punchy - https://amzn.to/4iQJdez
/// Nesse episódio abordamos:
• O PMM foca na estratégia de mercado, enquanto o PM prioriza a execução do produto.
• A disciplina de marketing de produto está crescendo, mas ainda é pouco compreendida.
• Empresas de alto crescimento tendem a adotar um olhar mais estratégico do PMM.
• O mercado exige que PMs também saibam executar estratégias de Go-To-Market.
• PMMs ajudam a garantir que produtos não fiquem obsoletos com o tempo.
• A Vakinha usou estratégias de PMM para criar um sistema transparente de doações.
• Pequenas mudanças, como renomear uma funcionalidade, podem impactar a adoção do usuário.
• Grandes empresas podem mudar sua estrutura para adotar mais PMMs, mas de forma gradual.
• O storytelling e o posicionamento são fundamentais para o sucesso de um produto.
• O futuro do PMM está na capacidade de integrar dados, mercado e produto.
/// Capítulos:
00:00 PMM vs. PM no mercado
00:49 Analu e sua trajetória
02:06 O papel do PMM e a visão de mercado
05:28 Diferenças entre PMM e PM: Realidade ou só nomenclatura?
12:32 Impacto da estrutura de produto nas empresas
17:46 Como a Vakinha utiliza PMM para crescimento
23:56 O impacto do PMM na tragédia do RS e doações
32:00 O processo de Discovery e validação de hipóteses
35:25 Como a visão de mercado influencia o roadmap
39:22 Exemplo real: Transparência e segurança na Vakinha
45:08 O futuro do PMM: Demanda do mercado e tendências
51:06 Apple e o poder do storytelling em produto
55:58 Considerações finais e encerramento
Share this post