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PMM vs. PM: O Futuro do Marketing de Produto | Analu - Senior PMM @ Vakinha
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PMM vs. PM: O Futuro do Marketing de Produto | Analu - Senior PMM @ Vakinha

Empresas de alto crescimento tendem a adotar um olhar mais estratégico do PMM.

Neste episódio do Product Guru's, mergulhamos no universo do PMM (Product Marketing Manager) e sua relação com o PM (Product Manager). Afinal, PMMs estão substituindo PMs? Como essa visão voltada ao mercado influencia o roadmap dos produtos?

Nossa convidada especial, Analuisa Ferreira, compartilha sua experiência com product marketing e revela como a disciplina está crescendo nas empresas. Discutimos a evolução do Product Market Fit, os desafios de PMMs no mercado e como grandes empresas, como o Vakinha, usam essa estratégia para impactar milhões.

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/// Onde encontrar os convidados:

Analuisa Ferreira | Senior Product Marketing Manager @ Vakinha

🎧 Ouça o episódio no Spotify, Apple Podcast ou YouTube.

/// Conteúdos complementares:

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/// Nesse episódio abordamos:

• O PMM foca na estratégia de mercado, enquanto o PM prioriza a execução do produto.

• A disciplina de marketing de produto está crescendo, mas ainda é pouco compreendida.

• Empresas de alto crescimento tendem a adotar um olhar mais estratégico do PMM.

• O mercado exige que PMs também saibam executar estratégias de Go-To-Market.

• PMMs ajudam a garantir que produtos não fiquem obsoletos com o tempo.

• A Vakinha usou estratégias de PMM para criar um sistema transparente de doações.

• Pequenas mudanças, como renomear uma funcionalidade, podem impactar a adoção do usuário.

• Grandes empresas podem mudar sua estrutura para adotar mais PMMs, mas de forma gradual.

• O storytelling e o posicionamento são fundamentais para o sucesso de um produto.

• O futuro do PMM está na capacidade de integrar dados, mercado e produto.

/// Capítulos:

00:00 PMM vs. PM no mercado

00:49 Analu e sua trajetória

02:06 O papel do PMM e a visão de mercado

05:28 Diferenças entre PMM e PM: Realidade ou só nomenclatura?

12:32 Impacto da estrutura de produto nas empresas

17:46 Como a Vakinha utiliza PMM para crescimento

23:56 O impacto do PMM na tragédia do RS e doações

32:00 O processo de Discovery e validação de hipóteses

35:25 Como a visão de mercado influencia o roadmap

39:22 Exemplo real: Transparência e segurança na Vakinha

45:08 O futuro do PMM: Demanda do mercado e tendências

51:06 Apple e o poder do storytelling em produto

55:58 Considerações finais e encerramento

Discussão sobre este episódio