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Neste episódio do podcast Product Guru's, Paulo Chiodi recebe Rafael Sbarai e Luiz Gattaz para uma conversa profunda sobre modelos de monetização via ads e o ecossistema da publicidade digital. A jornada começa com uma comparação entre os anúncios tradicionais, como os de rádio e TV, e os formatos modernos que surgiram com a digitalização — como os usados por plataformas como Google, Meta, TikTok, iFood e Mercado Livre.
Os convidados exploram como funcionam as plataformas de anúncios, as diferenças entre mídia programática e publicidade direta, a evolução dos players no mercado global e nacional, e o impacto que isso causa nas estratégias de conteúdo, atenção do usuário e jornada de compra.
Também discutem como a IA generativa está revolucionando a criação e personalização de campanhas, além das principais métricas para avaliar o sucesso em campanhas baseadas em ads.
Um papo riquíssimo para PMs, profissionais de growth e curiosos sobre marketing digital.
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/// Onde encontrar os convidados:
Rafael Sbarai | Head of Product and Innovation @ iFood
https://www.linkedin.com/in/rafaelsbarai/
Luiz Gattaz | Staff Product Manager @ iFood
https://www.linkedin.com/in/luizdgattaz
/// Nesse episódio abordamos:
• A publicidade digital ressignificou os antigos formatos como rádio e TV.
• Existem dois grandes tipos de ads: via plataformas abertas e via plataformas próprias.
• Os cinco maiores players globais de ads são Google, Meta, Amazon, Microsoft e TikTok.
• O TikTok se destaca por integrar publicidade nativamente ao conteúdo.
• “Impulsionar” um post é uma forma simplificada de fazer anúncios pagos.
• A precificação de anúncios depende de concorrência, segmentação e qualidade do criativo.
• Campanhas de fundo de funil (conversão) são mais caras por atingir públicos mais qualificados.
• Métricas variam conforme o objetivo da campanha: awareness, consideração ou conversão.
• IA permite criar e testar criativos rapidamente, otimizando campanhas com baixo custo.
• O futuro da publicidade digital passa por retail media e pela coleta de dados próprios.
/// Capítulos:
00:00 Introdução
00:50 O que são modelos de monetização via ads?
02:15 Evolução da publicidade tradicional para o digital
04:35 Diferenças entre plataformas abertas e fechadas
07:15 Principais players do mercado global de ads
09:00 TikTok e seu impacto na publicidade digital
12:55 O que é impulsionamento? É o mesmo que ads?
14:00 Como funciona a precificação dos anúncios
18:12 Dados de qualidade e efetividade das campanhas
22:00 Jornada de compra e alocação de verba em mídia
25:30 A publicidade influencia o conteúdo?
30:50 O mercado de atenção e a distração digital
34:00 Quais são as métricas mais relevantes para ads?
38:00 Dificuldade de comparar métricas entre plataformas
41:40 Educação de mercado e validação por órgãos como IAB
44:15 O impacto da IA na criação e otimização de campanhas
48:00 Retail media: nova onda que ameaça o duopólio
51:50 Dados próprios (first-party data) e dependência de plataformas
53:00 Encerramento
Os textos da semana passada que você recebeu no seu e-mail…
Privacy by Design: Como integrar Privacidade em produtos digitais de forma ética e escalável
Neste episódio do Product Guru's, recebemos Samanta Oliveira, uma das maiores especialistas em privacidade e proteção de dados do Brasil, para uma conversa profunda e didática sobre Privacy by Design, LGPD e o futuro da gestão de dados nas empresas.
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