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O Segredo dos Modelos de Negócio em Ads para DOMINAR o Marketing Digital
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O Segredo dos Modelos de Negócio em Ads para DOMINAR o Marketing Digital

IA permite criar e testar criativos rapidamente, otimizando campanhas com baixo custo.

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Neste episódio do podcast Product Guru's, Paulo Chiodi recebe Rafael Sbarai e Luiz Gattaz para uma conversa profunda sobre modelos de monetização via ads e o ecossistema da publicidade digital. A jornada começa com uma comparação entre os anúncios tradicionais, como os de rádio e TV, e os formatos modernos que surgiram com a digitalização — como os usados por plataformas como Google, Meta, TikTok, iFood e Mercado Livre.

Os convidados exploram como funcionam as plataformas de anúncios, as diferenças entre mídia programática e publicidade direta, a evolução dos players no mercado global e nacional, e o impacto que isso causa nas estratégias de conteúdo, atenção do usuário e jornada de compra.

Também discutem como a IA generativa está revolucionando a criação e personalização de campanhas, além das principais métricas para avaliar o sucesso em campanhas baseadas em ads.

Um papo riquíssimo para PMs, profissionais de growth e curiosos sobre marketing digital.

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/// Onde encontrar os convidados:

Rafael Sbarai | Head of Product and Innovation @ iFood

⁠https://www.linkedin.com/in/rafaelsbarai/⁠

Luiz Gattaz | Staff Product Manager @ iFood

⁠https://www.linkedin.com/in/luizdgattaz⁠

/// Nesse episódio abordamos:

• A publicidade digital ressignificou os antigos formatos como rádio e TV.

• Existem dois grandes tipos de ads: via plataformas abertas e via plataformas próprias.

• Os cinco maiores players globais de ads são Google, Meta, Amazon, Microsoft e TikTok.

• O TikTok se destaca por integrar publicidade nativamente ao conteúdo.

• “Impulsionar” um post é uma forma simplificada de fazer anúncios pagos.

• A precificação de anúncios depende de concorrência, segmentação e qualidade do criativo.

• Campanhas de fundo de funil (conversão) são mais caras por atingir públicos mais qualificados.

• Métricas variam conforme o objetivo da campanha: awareness, consideração ou conversão.

• IA permite criar e testar criativos rapidamente, otimizando campanhas com baixo custo.

• O futuro da publicidade digital passa por retail media e pela coleta de dados próprios.

/// Capítulos:

00:00 Introdução
00:50 O que são modelos de monetização via ads?
02:15 Evolução da publicidade tradicional para o digital
04:35 Diferenças entre plataformas abertas e fechadas
07:15 Principais players do mercado global de ads
09:00 TikTok e seu impacto na publicidade digital
12:55 O que é impulsionamento? É o mesmo que ads?
14:00 Como funciona a precificação dos anúncios
18:12 Dados de qualidade e efetividade das campanhas
22:00 Jornada de compra e alocação de verba em mídia
25:30 A publicidade influencia o conteúdo?
30:50 O mercado de atenção e a distração digital
34:00 Quais são as métricas mais relevantes para ads?
38:00 Dificuldade de comparar métricas entre plataformas
41:40 Educação de mercado e validação por órgãos como IAB
44:15 O impacto da IA na criação e otimização de campanhas
48:00 Retail media: nova onda que ameaça o duopólio
51:50 Dados próprios (first-party data) e dependência de plataformas
53:00 Encerramento


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